10 dicas para economizar combustível já!

15 jun 2016                   0 Comentário marcador combustível

Economizar é praticamente uma necessidade da sociedade atual, seja por necessidade financeira, seja por medidas de sustentabilidades que visam a redução do uso de derivados do petróleo. Assim, quando dicas são dadas, todos têm a oportunidade de aprender atitudes que transformam o trânsito, num todo, em algo mais coeso e social. É muito importante que as atitudes sejam vistas além da economia pura e simples, porque algumas medidas deveriam ser a normalidade para termos ruas mais seguras para todos.

  • #1 Evite arrancar com o carro – além de colocar a vida em risco, já que a velocidade aumenta de maneira rápida e faz com o controle seja reduzido, o motor demanda muito combustível para fazer acontecer essa repentina subida de giro que em uma cidade grande se torna algo irrelevante, pois o anda e para é constante e logo você precisará parar novamente esse veículo, tornando o ato de arrancar, algo muito recorrente.
  • #2 Não estique as marchas – Vai prejudicar em longo prazo o motor, já que aumenta o desgaste, tal medida gasta muito combustível, pois motor com giro alto faz gastar bem mais. Saiba que motor que excede o giro trabalha mais quente o que pode danificá-lo bem mais rápido!
  • #3 Gasolina de qualidade – quando se usa uma gasolina com maior octanagem ou, ao menos, sem nenhuma adulteração de fórmula, ela tende a render mais, além de não prejudicar o funcionamento do motor, que sofre muito com combustível de má qualidade. Essa lógica vale para o etanol também.
  • #4 Revisão automotiva – verificar periodicamente o seu carro é fundamental para a economia de combustível. Passe na Dinamicar Pneus, centro automotivo no Rio de Janeiro, e procure verificar itens como filtro de ar, filtro de combustível, velas e cabos de velas e outros elementos que podem fazer a diferença no consumo.
  • #5 Limites de velocidade – sim, esse é um tópico muito importante. Quando você não anda muito veloz, o motor demanda menos combustível. Afinal, desenvolver 80 km/h gasta muito menos combustível do que andar a 120 km/h, o que torna o uso do seu carro bem mais seguro!
  • #6 Andar com pneus calibrados – quando os pneus estão com a quantidade de ar exata indicada pelo fabricante, você melhora as condições para o carro desenvolver. Dessa maneira, você reduz o atrito sem comprometer a aderência, o que faz o carro economizar combustível.
  • #7 Atenção à elétrica do carro – pode parecer insanidade esse dado. Mas quando ligamos o ar-condicionado, o farol de milha, o som que tem aquele módulo adicional ou qualquer item que demande potência elétrica precisamos mais do alternador e sua geração de energia. Isso faz com que ele “pese” mais no motor. O ar-condicionado ainda tem um fator extra, já que ele possui uma polia que, quando acionada, também pesa no motor, que precisa compensar esse esforço com maior potencia para igualar o giro sem o acessório.
  • #8 Precisamos aprender sobre o freio motor – os carros movidos a carburador estão fora desse item, já que o carburador não tem a inteligência necessária para cortar o combustível mesmo com aumento de giro, caso esse giro seja proveniente de uma redução. Os carros a injeção conseguem interpretar esse momento e acionam um sistema chamado cut-off que nada mais é que um corte de combustível quando o carro está usando o freio motor. Assim, com uma medida supersimples, você pode economizar muito combustível, principalmente no trânsito do dia a dia.
  • #9 Filtro de ar – já até falamos dele no tópico sobre revisão automotiva, mas a verdade é que de todos os itens para consumo, ele é o que mais faz diferença. Para entender o motivo, é preciso saber que qualquer carro funciona com a mistura de ar com combustível e quando se reduz a proporção de ar dentro desse motor, é preciso compensar com gasolina ou etanol, ou que acaba tornando enriquecendo a mistura, elevando o consumo, sem aumento de potência. Na verdade, há até perda nesse quesito. O filtro de ar é responsável por filtrar as impurezas que têm potencial danoso ao motor, mas que com o tempo é obstruído e compromete o funcionamento.
  • #10 Peças originais – se estiver falando de elementos da injeção eletrônica então, o assunto fica ainda mais sério. Primeiramente, é preciso compreender que as peças originais vão se comunicar com as outras da mesma maneira, já que foram produzidas pela mesma proposta do projeto original. Além disso, a qualidade dos originais nunca se iguala a uma paralela. Ou seja, o problema é bem maior que a diferença de preço que quase nunca compensa o uso de peças de menor qualidade.

A Dinamicar Pneus trabalha com excelência em serviços e peças

Ainda sobre economia, mas agora de um modo mais amplo, quando você decide realizar uma manutenção na injeção eletrônica ou em qualquer outro item do seu carro, por exemplo, uma troca de pastilha de freio ou mesmo a troca de pneus, a Dinamicar Pneus é a loja que você sabe que pode contar quando o assunto é qualidade. Tanto de peças quanto de mão de obra aqui a qualidade vem em primeiro lugar. Todos os profissionais são capacitados a operar os modelos de carro mais modernos, além de sermos uma empresa que prima por produtos originais e de durabilidade.

Procure uma de nossas oito lojas, agora também estamos em Caxias, na Avenida Brigadeiro Lima e Silva, 1100, e peça uma avaliação do seu carro e marque conosco a sua revisão automotiva. No mais, confira as nossas dicas que servem para você economizar tanto dinheiro quanto humor, afinal, não existe pessoa feliz com carro quebrado, não é mesmo? Principalmente se essa revisão evita a quebra de um motor.

Imagine que uma peça que custa 10% o valor de uma retífica de motor, como a correia dentada, pode causar a perda total desse motor. Portanto, peça um orçamento hoje mesmo e tenha a sua disposição uma pronta solução para o seu problema ou uma solução para o seu caso antes mesmo de ele virar um daqueles problemões que atrapalham o seu dia, mês e até mesmo ano, dependendo do caso. Conte com a gente!

Deixe uma resposta

LEIA MAIS

caminhão emitindo fumaça

Confira novidades sobre e

A preocupação com o clima é levada cada dia mais a sério. Aqui no Rio de Janeiro, saiu o segundo inventário com o objetivo de controlar as.

pirelli pzero

Ruído nos pneus? Nunca ma

Andar de carro é cada dia mais confortável, e mesmo com a constante evolução das tecnologias envolvidas, algo que vinha incomodando a indústria eram os ruídos provocados.

Nissan kicks

Nissan Kicks: o que esper

Nesse mercado de SUV que se desenvolve todos os anos no Brasil, a Nissan, que tem tradição em carros de alto padrão de qualidade, está trazendo o.