5 dicas para a compra de carros usados

05 set 2014                   1 Comentário Logo da Dinamicar Pneus

 

Comprar um carro é sempre um momento de muita expectativa, seja para um jovem que acabou de adquirir a carteira de motorista ou para um senhor mais experiente. Para que esse momento especial não seja motivo de dor de cabeça, é preciso tomar alguns cuidados na hora da compra.

Muitas pessoas optam pela compra de veículos seminovos, já que estes possuem melhor custo/benefício. Ao contrário do que muitos pensam, é possível adquirir ótimos veículos com preço baixo. Para se ter uma noção, só de sair das concessionárias, os carros já são desvalorizados.

A experiência de comprar um veículo novo, certamente é mais fácil, já que não é preciso se preocupar com problemas que não podem ser identificados por uma pessoa leiga no assunto, como problemas mecânicos, batidas e problemas de documentação.

Para ajudar a fazer uma compra mais segura e reduzir os riscos de surpresas nada agradáveis, a Dinamicar Pneus separou algumas dicas essenciais na hora da compra.

5 dicas para a compra de carros usados

Conheça seus direitos

Primeiramente, pense se vai adquirir o veículo de uma concessionária ou de uma pessoa física. Se optar por uma concessionária ou loja, escolha uma que tenha boas referências. Sendo de uma pessoa, é preciso tomar cuidados especiais, já que, se houver algum problema, não será possível recorrer ao PROCON. De acordo com o Código de Defesa do Consumidor, uma pessoa física não pode ser considerada um fornecedor e, por isso, não há relação de empresa/consumidor.

Se para você a melhor opção for a compra de particulares, tenha em vista que, em caso de problemas, só será possível resolver na justiça comum.

Faça o Test Drive

O procedimento não garante que a compra seja segura, contudo, também é importante. Peça ao funcionário da concessionária o veículo mais velho do mesmo modelo, ele mostrará os principais efeitos do tempo sobre o veículo do modelo que pretende adquirir. Algumas concessionárias vão além e possibilitam que o comprador teste o carro por alguns dias antes de fechar a compra.

Enfim, certifique-se se o carro atende às suas necessidades e se adequa ao seu dia a dia.

Saiba se o veículo não é roubado

Comumente as concessionárias fazem uma checagem e certificam a procedência do veículo que colocam à venda. Mas no caso da compra de uma pessoa física, é fundamental a realização de uma vistoria. Confira se os números da documentação realmente batem com os disponíveis no chassi, vidros e placa.

Com uma visita ao DETRAN é possível verificar se a placa é verdadeira e se a documentação não é falsa. Outra opção é contratar empresas especializadas em vistorias de carro.

Analise o estado de conservação do automóvel

Certifique-se se o dono do veículo realmente foi cuidadoso ao decorrer do tempo. Seja atento e não tenha vergonha de observar os mínimos detalhes na hora de fechar negócio. Alguns itens devem ser vistos antes de comprar um carro seminovo. Verifique se há pontos de ferrugem nos lugares escondidos. Além disso, veja se o veículo apresenta vazamento de óleo, se há queima excessiva de óleo ou se o escapamento apresenta manchas escuras.

Cheque os pneus. Eles podem ser importantes indicadores de problemas na suspensão e desalinhamento das rodas. Não se esqueça que na hora do Test Drive é importante ficar atento aos ruídos.

Agilize a transferência do veículo

Caso a loja ou concessionária não tenha despachantes, não se esqueça de passar no DETRAN para efetuar a transferência do veículo para o seu nome. Esse é um passo fundamental para evitar possíveis dores de cabeça. Tenha em mãos os comprovantes de pagamento de IPVA, do seguro obrigatório e das multas. Além disso, leve o certificado de registro e licenciamento do veículo, além do recibo de venda ou contrato.

Gostou das dicas? Compartilhe com a gente e não se esqueça que você pode fazer uma revisão completa do seu veículo nas lojas Dinamicar Pneus RJ. Nos visite e aproveite!

Uma resposta para “5 dicas para a compra de carros usados”

  1. Silvia disse:

    Me ajudou.

Deixe uma resposta

LEIA MAIS

caminhão emitindo fumaça

Confira novidades sobre e

A preocupação com o clima é levada cada dia mais a sério. Aqui no Rio de Janeiro, saiu o segundo inventário com o objetivo de controlar as.

pirelli pzero

Ruído nos pneus? Nunca ma

Andar de carro é cada dia mais confortável, e mesmo com a constante evolução das tecnologias envolvidas, algo que vinha incomodando a indústria eram os ruídos provocados.

Nissan kicks

Nissan Kicks: o que esper

Nesse mercado de SUV que se desenvolve todos os anos no Brasil, a Nissan, que tem tradição em carros de alto padrão de qualidade, está trazendo o.