5 dicas para sair ileso de estradas esburacadas

11 mar 2016                   0 Comentário estrada de chao

A manutenção de um carro é algo que demanda atenção por parte do seu proprietário. E mais que isso, exige comportamentos que sejam compatíveis com o equipamento e com o perfil da estrada em uso. Por exemplo, se você não tem uma pick-up, como enfrentar um piso irregular, com aclives e possíveis atoleiros? Pois bem, é essa avaliação que deve ser feita.

Nas ruas e estradas do País, muitas vezes é imprescindível ter um comportamento compatível com a qualidade dos pisos. Muitos carros simplesmente não são feitos para estradas com irregularidades e tem a vida útil reduzida com uma direção incauta. Vejamos algumas dez dicas para você escapar dessa armadilha.

Reduza a velocidade

A velocidade deve ser reduzida no momento em que a condução não for suave. A suspensão absorve todos os impactos, o que danifica as buchas e provoca rachaduras. Além dos ruídos incômodos, há a possibilidade de acidentes.

Evite poças d’água

As poças são um esconderijo de buracos profundos que, além de poderem furar os pneus, ainda podem fazer a suspensão quebrar de uma só vez. Procure contornar. Se não puder evitar, evolua em velocidade bem baixa.

Evite uso excessivo dos freios

Quando você usa o freio para evitar um buraco, você descola o peso do carro para frente em quase 70%. Isso, além de desgastar os freios, sobrecarrega a suspensão que já tem de agir suportando buracos. Ande devagar!

Evite usar uma roda apenas para passar por obstáculos

Todos sabem muito bem que nem sempre a queda em um buraco é evitável ou mesmo dá para ver a melhor forma de passar por ele. Mas sempre que puder avaliar a situação tente passar com as duas rodas pelo obstáculo. Isso evita torções no chassi. Essa dica é valida para quebra-molas.

Em estradas esburacadas, evite peso!

Ao menos que você desconheça totalmente e não tenha como planejar a viagem, em caso de tráfego por uma estrada muito ruim, é melhor evitar que o corro esteja pesado. Assim, evita-se que o assoalho tenha problemas.

Problemas na suspensão? A Dinamicar Pneus conserta para você!

Além da excelência em pneus, a Dinamicar tem profissionais e equipamentos de última geração que facilitam a identificação e substituição das peças danificadas da suspensão automotiva. Você pode visitar uma de nossas sete lojas espalhadas pelo Rio e pela Baixada. E vem aí a Dinamicar Pneus em Caxias! Nossa oitava loja que vai contemplar muitos motoristas que confiam na Dinamicar!

Deixe uma resposta

LEIA MAIS

manutenção de carro

Vistoria anual 2017: Data

Todos os anos, proprietários de veículos usados precisam realizar a vistoria anual do DETRAN-RJ. Os carros zero quilômetro são exceção, pois o Governo do Estado do Rio.

ipva 2017

IPVA 2017: saiba sua data

O ano novo começou, e com ele, começam também as obrigações financeiras. Taxas como IPTU, cota de incêndio, matrículas escolares e o IPVA são contas que, muitas.

motor sendo esquentado

Mito ou verdade: é precis

Os mais antigos insistem nessa prática e os mais novos já não têm tanta paciência, mas será que ainda é preciso aquecer o motor antes de andar.

Feriado 20 de Janeiro