Acendeu a luz do ABS? Saiba como agir!

17 jun 2016                   0 Comentário Luz do ABS

Desde 2014 é obrigatória a presença deste item de segurança nos carros de passeio. Isso significa que nos modelos mais atuais o ABS (anti-block system) já está no seu carro de fábrica. Assim, você poderá conviver, sim, com esse tipo de orientação visual que indica que algo não está ok com seu equipamento que é responsável pelo não travamento das rodas do seu carro no momento em que você usa o pedal do freio de maneira mais intensa.

Existem duas formas de advertência no painel no que tange à luz indicativa do ABS, isso vai depender do modelo. Essa lâmpada existe para informar que existe algum defeito no sistema e, como são milhares de combinações, você terá de procurar uma oficina que tenha a capacidade de avaliar o seu problema. É preciso ter o escâner de monitoramento para validar o código de erro emitido pelo sistema.

O que acontece se eu deixar a luz acesa?

Em alguns carros, o carro para de funcionar caso a luz permaneça ligada. Mas em modelos mais simples a presença da roda significa que o sistema ABS simplesmente está fora do carro. Nesse momento, você está operando um carro completamente convencional, o que reduz significativamente a dirigibilidade do equipamento em caso de uma frenagem brusca. Vale ressaltar que a grande virtude do ABS é proporcionar que você continue dirigindo mesmo com o pedal do freio totalmente aplicado. Ou seja, por mais que na nossa cultura a aplicação do freio seja em total linha reta, existem variáveis que o freio, quando usado com sua capacidade de desviar do obstáculo, pode oferecer maior segurança.

Quais os problemas mais comuns no ABS

  • Parte elétrica defeituosa – é importante verificar o cabeamento do sistema. Intermitência nesse funcionamento proporciona falhas. Questões envolvendo umidade estão entre as possibilidades.
  • Pastilhas antigas – o ABS detecta com mais precisão quando as pastilhas estão desgastadas. Além da troca, é fundamental fazer o processo com o sangrador de óleo aberto, a fim de não empurrar o óleo antigo para cima e comprometer a unidade hidráulica.
  • Erro de montagem – quando o sistema é montado de maneira equivocada, há indicação de erro. Esses problemas são nos sensores que indicam o funcionamento junto à roda fônica.
  • Vibração em excesso – quando algo gera vibração excessiva à roda fônica ou nos sensores, pode levar à falha do sistema.
  • Problemas no módulo – por ser um sistema eletrônico, ele possui um módulo que poderá apresentar falhas. Por isso, é fundamental que todos os procedimentos sejam respeitados de acordo com o manual do carro.

Manutenção preventiva para os freios do seu carro

Não é só por conta do ABS, todo sistema de freio deve receber manutenção efetiva. A troca de pastilhas, avaliação e eventual troca dos discos devem ser pauta sempre que se aproximar o momento da troca. Por ser um item de tanta importância da sua segurança e da sua família, evite chegar aos limites operacionais. As peças, quando usadas ao extremo, têm maior chance de quebrar subitamente.

Na Dinamicar Pneus você cuida do seu carro, agora somos oito lojas!

Quer contar com uma rede de lojas especializadas em pneus e outros diversos tipos de manutenção automotiva? Pois bem, a Dinamicar Pneus, que sempre foi a sua loja de pneus no Rio de Janeiro, faz a manutenção de muitos outros itens com o seu sistema de freios ABS, contando com profissionais capacitados e equipamentos de última geração para tornar a sua experiência por aqui muito melhor.

E o que era bom ficou melhor. Tem mais Dinamicar Pneus perto de você! A nova loja, em Duque de Caxias, na Avenida Brigadeiro Lima e Silva, 1100, bem no coração da cidade, é mais uma oportunidade que temos de estar perto de você para atendê-lo de maneira rápida, eficaz e sempre honesta, passando para o nosso cliente a solução ideal para que seu carro saia perfeito daqui. Venha nos conhecer e avalie o seu carro.

Deixe uma resposta

LEIA MAIS

caminhão emitindo fumaça

Confira novidades sobre e

A preocupação com o clima é levada cada dia mais a sério. Aqui no Rio de Janeiro, saiu o segundo inventário com o objetivo de controlar as.

pirelli pzero

Ruído nos pneus? Nunca ma

Andar de carro é cada dia mais confortável, e mesmo com a constante evolução das tecnologias envolvidas, algo que vinha incomodando a indústria eram os ruídos provocados.

Nissan kicks

Nissan Kicks: o que esper

Nesse mercado de SUV que se desenvolve todos os anos no Brasil, a Nissan, que tem tradição em carros de alto padrão de qualidade, está trazendo o.