Álcool ou Gasolina – O eterno dilema

29 ago 2014                   0 Comentário Logo da Dinamicar Pneus

Álcool ou Gasolina – O eterno dilema

A decisão com relação ao melhor combustível vem desde 2003, quando os veículos flexfuel (mais de um combustível) chegaram ao Brasil e lideraram as vendas até 2006. De acordo com a Anfavea – Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores – em 2008, os veículos flex foram responsáveis por 91,17% das vendas de automóveis novos no Brasil.

Com a popularização dos carros com diversos combustíveis, consumidores começaram a se questionar quanto ao custo benefício de cada um. O custo do álcool, visivelmente, é o melhor. Já o desempenho da gasolina, segundo especialistas, é bem superior.

Um novo estudo sobre o assunto

De acordo com o Inmetro – Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia, se o valor do álcool for 70% menor do que o da gasolina, é vantagem se abastecer com álcool. Para se calcular, basta dividir o preço do álcool pelo da gasolina. Se o resultado for menor do que 0,70 é só seguir em frente com álcool.

No entanto, estudos recentes mostram uma análise mais aprofundada. De acordo com uma empresa de consultoria, pesquisa aponta que o rendimento do álcool é 79,52% do desempenho da gasolina.

Durante o estudo, os carros foram submetidos a condições padrão, com o mesmo percurso e mesmo motorista, modelo de veículo e um longo espaço amostral de 31 meses.

Dados da Agência Nacional de Petróleo, Gás natural e Biocombustíveis apontam que em média o preço do álcool gira em torno de 65% do preço da gasolina. Ou seja, para os que ainda estão resistentes quanto ao álcool, vale repensar.

Mas o motorista deve estar atento. Independentemente do combustível, é preciso estar atento ao veículo. Existem alguns que consomem mais combustível do que outros. No blog da Dinamicar Pneus você pode consultar alguns do carros que bebem muita gasolina.

Deixe uma resposta

LEIA MAIS

freio muito quente

Freio: tambor ou disco na

Com o desenvolvimento da indústria, o que parecia um tanto quanto óbvio mas ainda não era colocado em prática passou a ser trazido à realidade. Foi o.

caminhão emitindo fumaça

Confira novidades sobre e

A preocupação com o clima é levada cada dia mais a sério. Aqui no Rio de Janeiro, saiu o segundo inventário com o objetivo de controlar as.

pirelli pzero

Ruído nos pneus? Nunca ma

Andar de carro é cada dia mais confortável, e mesmo com a constante evolução das tecnologias envolvidas, algo que vinha incomodando a indústria eram os ruídos provocados.