Alternador x Bateria: quais as funções de cada componente no seu carro

18 set 2015                   Comentários desativados em Alternador x Bateria: quais as funções de cada componente no seu carro bateria automotiva

O sistema elétrico pode se tornar um problema para quem não é especialista, por ser cheio de elementos complexos que demandam alta especialização. Para motoristas, entretanto, é interessante ter conhecimentos básicos sobre seu funcionamento. Por exemplo, você sabe atribuir quais são as funções do alternador? E da Bateria? Como eles funcionam integradamente? Isso tudo é claro para você? Se não for, continue a leitura e, certamente, você vai ver que elétrica não é um bicho de sete cabeças.

As função da bateria

Ao contrário do que se pensa, a bateria não é usada quando o motor está rodando. A função primária da bateria é girar o motor de arranque e alimentar sistemas primários como o sistema de injeção eletrônica. Nos tempos de carburação, o seu uso era destinado quase na totalidade ao arranque. Em alguns modelos ainda é possível, por exemplo, ligar o farol. O rádio é outro item que funciona com o carro desligado, tudo suportado pela bateria.

Bateria com e sem manutenção

Outra variação dentro da peça é que algumas baterias apresentam manutenção e outras não. O que isso significa? O principio de funcionamento é o mesmo para ambas. Dentro da bateria existem placas de condução elétrica que guardam carga baseadas em contato com água desmineralizada e ácido sulfúrico. Conforme vai sendo usada, esse composto vai diminuindo. Nas sem manutenção, a queda é menor, entretanto é impossível repor, já que o sistema é lacrado. Nas que exigem manutenção, é possível repor a água. O tempo de vida útil varia de acordo com o uso do carro e sua manutenção (se aplicável).

As funções do alternador

Esse é o cérebro do sistema elétrico. É do alternador a tarefa mais nobre da parte elétrica, pois é responsável por alimentar os sistemas do carro quando o motor está girando e também é o responsável por gerar carga para que a bateria tenha capacidade de cumprir suas funções sempre que o motor não estáiver funcionando.
O alternador transforma a energia mecânica em alternada, por isso tem esse nome. Seu principio de funcionamento é por indução eletromagnética. A corrente elétrica gera um campo magnético no rotor enquanto ele gira, dessa maneira é produzida carga alternada.
O mau funcionamento do alternador provoca danos à bateria e aos demais sistemas do carro, principalmente quando ele gera mais carga que a necessária. Quando o alternador para de gerar carga, o carro mantém a sua operação até o fim da carga da bateria.

Dinamicar Pneus também cuida do seu sistema elétrico

A Dinamicar Pneus, loja de pneus no Rio de Janeiro, agora também cuida do sistema elétrico do seu automóvel! A qualidade que você se acostumou agora também cuida da bateria, alternador e toda a parte elétrica do seu carro. Venha até a gente e faça uma avaliação!

Os comentários estão desativados.

LEIA MAIS

caminhão emitindo fumaça

Confira novidades sobre e

A preocupação com o clima é levada cada dia mais a sério. Aqui no Rio de Janeiro, saiu o segundo inventário com o objetivo de controlar as.

pirelli pzero

Ruído nos pneus? Nunca ma

Andar de carro é cada dia mais confortável, e mesmo com a constante evolução das tecnologias envolvidas, algo que vinha incomodando a indústria eram os ruídos provocados.

Nissan kicks

Nissan Kicks: o que esper

Nesse mercado de SUV que se desenvolve todos os anos no Brasil, a Nissan, que tem tradição em carros de alto padrão de qualidade, está trazendo o.

PopUp Black Friday Dinamicar