O que é aquaplanagem?

26 out 2012                   0 Comentário

 

Os meses de verão no Rio de Janeiro significam muito calor e sol, o que para seu carro já é motivo para uma atenção maior. Mas, além de tudo, é época das chuvas na Capital Fluminense, o que normalmente causa bastante transtorno em vários âmbitos. Um dos efeitos da chuva intensa são as poças d’água e elas são as protagonistas da aquaplanagem. Este acontecimento pode ser um agente provocador de acidentes, quando o motorista não age de forma adequada.

Ter pneus no Rio de Janeiro em bom estado é fundamental

 

A aquaplanagem acontece quando há uma fina camada de água entre a estrada e o pneu. Normalmente são as altas velocidades que contribuem para que a situação ocorra com maior frequência. A sensação ao aquaplanar é de ter o carro em linha reta, mesmo virando o volante, sem qualquer controle do condutor. O carro perde contato com o solo. O mais comum é tentar virar para voltar ao traçado original, ou ainda frear. São erros que fazem o motorista perder de vez o controle do veículo.

Situação em que ocorre aquaplanagem

Um fator comum que contribui para a aquaplanagem são as condições dos compostos. Eles possuem sulcos justamente para fazer o escoamento da água, mas, quando gastos, perdem esta propriedade. No Rio, pelo volume de chuva em algumas épocas, isto fica evidenciado. Os pneus no Rio de Janeiro necessitam estar novos e o carro deve estar equilibrado e com a manutenção em dia. Para evitar perder o controle, basta não frear bruscamente e tirar o pé do acelerador. Só com isso, normalmente, é provável que o carro retome sua trajetória.

Carros de traça dianteira tendem a sair de frente

 

Ao observar a tração de um carro é possível entender o comportamento de uma possível perda de controle. Com tração frontal, ao aquaplanar a tendência é o carro atacar a curva, ou seja, seguir em linha reta. O que deve ser feito é virar o volante para dentro da curva, sem acelerar ou frear. Em caso de tração traseira, a tendência é que o carro perca a parte de trás, num início de rodada. Para isso, é necessário fazer a correção, virando o volante para dentro da curva até acertar a trajetória. Para que tudo isto seja feito de forma precisa é importante ter o carro com alinhamento e balanceamento em dia.

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