Calço Hidráulico: o que é, e como evitá-lo

22 mai 2015                   0 Comentário Calço hidráulico

Em época de fortes chuvas, em que ocorrem muitas enchentes, é comum vermos motoristas se arriscando, atravessando trechos alagados. Essa atitude pode acarretar sérios problemas para mecânica do carro, pois o risco de entrar água no motor é muito grande. O melhor a se fazer nestas ocasiões é parar o veículo e esperar que a água diminua.

Como acontece o calço hidráulico

Quando é feita esse tipo de travessia em trechos muito alagados, o carro pode não suportar o esforço e parar de funcionar.Nessas situações o defeito mais comum é a incidência de calço hidráulico. Esse problema é ocasionado pela entrada de água através do sistema de captação de ar do motor. Esse tipo de conserto custa caro para o motorista, além da garantia do veículo não cobrir a manutenção, no caso de veículos novos.

Quando a água entra pela entrada de ar do carro, chega até os pistões , que encontram uma resistência muito forte quando tentam subir. Essa resistência deve-se à densidade da água oferecer uma compressão maior em relação ao ar. A enorme pressão imposta sobre os pistões, provoca o empenamento das bielas e o travamento do motor, ocasionando o calço hidráulico.

Caso a água entre pelo sistema de escapamento pode ocorrer o mesmo problema. Ao atravessar um trecho alagado o carro aspira a água pelo sistema de ar, porque o movimento dos pistões acaba puxando água para dentro do motor, já que seu funcionamento parece com o de uma seringa

Como evitar o calço hidráulico

Evite o calço hidráulico

  • Evite passar em locais muito alagados
  • Caso não tenha como evitar a travessia, engate a segunda marcha e mantenha a aceleração média e constante
  • Caso o motor apague, não tente colocá-lo em funcionamento novamente
  • Se o motor apagar, coloque o carro em ponto morto, empurre-o até um local seguro e chame um reboque

Loja de Pneus no Rio de Janeiro

O calço hidráulico também pode ser causado pela entrada de combustível na câmara de combustão através dos bicos injetores, ou pela infiltração de líquido de arrefecimento por alguma fissura do motor. Quando ocorre o travamento do motor, por quebra de peças como, bielas e pistões, não tente dar partida no veículo. Essa ação poderá acarretar na quebra do bloco, aumentando ainda mais o prejuízo.

Na Dinamicar Pneus, você encontra os melhores serviços automotivos do Rio de Janeiro. Visite a loja de pneus em Jacarepaguá, uma de nossas unidades, e comprove nossa qualidade.

Deixe uma resposta

LEIA MAIS

freio muito quente

Freio: tambor ou disco na

Com o desenvolvimento da indústria, o que parecia um tanto quanto óbvio mas ainda não era colocado em prática passou a ser trazido à realidade. Foi o.

caminhão emitindo fumaça

Confira novidades sobre e

A preocupação com o clima é levada cada dia mais a sério. Aqui no Rio de Janeiro, saiu o segundo inventário com o objetivo de controlar as.

pirelli pzero

Ruído nos pneus? Nunca ma

Andar de carro é cada dia mais confortável, e mesmo com a constante evolução das tecnologias envolvidas, algo que vinha incomodando a indústria eram os ruídos provocados.