Calço Hidráulico: o que é, e como evitá-lo

Calço hidráulico 22 maio 2015
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Em época de fortes chuvas, em que ocorrem muitas enchentes, é comum vermos motoristas se arriscando, atravessando trechos alagados. Essa atitude pode acarretar sérios problemas para mecânica do carro, pois o risco de entrar água no motor é muito grande. O melhor a se fazer nestas ocasiões é parar o veículo e esperar que a água diminua.

Como acontece o calço hidráulico

Quando é feita esse tipo de travessia em trechos muito alagados, o carro pode não suportar o esforço e parar de funcionar.Nessas situações o defeito mais comum é a incidência de calço hidráulico. Esse problema é ocasionado pela entrada de água através do sistema de captação de ar do motor. Esse tipo de conserto custa caro para o motorista, além da garantia do veículo não cobrir a manutenção, no caso de veículos novos.

Quando a água entra pela entrada de ar do carro, chega até os pistões , que encontram uma resistência muito forte quando tentam subir. Essa resistência deve-se à densidade da água oferecer uma compressão maior em relação ao ar. A enorme pressão imposta sobre os pistões, provoca o empenamento das bielas e o travamento do motor, ocasionando o calço hidráulico.

Caso a água entre pelo sistema de escapamento pode ocorrer o mesmo problema. Ao atravessar um trecho alagado o carro aspira a água pelo sistema de ar, porque o movimento dos pistões acaba puxando água para dentro do motor, já que seu funcionamento parece com o de uma seringa

Como evitar o calço hidráulico

Evite o calço hidráulico

  • Evite passar em locais muito alagados
  • Caso não tenha como evitar a travessia, engate a segunda marcha e mantenha a aceleração média e constante
  • Caso o motor apague, não tente colocá-lo em funcionamento novamente
  • Se o motor apagar, coloque o carro em ponto morto, empurre-o até um local seguro e chame um reboque

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O calço hidráulico também pode ser causado pela entrada de combustível na câmara de combustão através dos bicos injetores, ou pela infiltração de líquido de arrefecimento por alguma fissura do motor. Quando ocorre o travamento do motor, por quebra de peças como, bielas e pistões, não tente dar partida no veículo. Essa ação poderá acarretar na quebra do bloco, aumentando ainda mais o prejuízo.

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