Dicas para calibrar o pneu

11 mar 2011                   0 Comentário Logo da Dinamicar Pneus

A fabricante Bridgestone fez uma pesquisa em sete países da América Latina, e avaliou cerca de 9 mil veículos. A pesquisa aponta que um a cada sete motoristas rodam com os pneus abaixo do limite de segurança (9 psi). De acordo com os especialistas no assunto, um pneu mal calibrado pode perder até 30% da sua vida útil, gerando gasto exagerado da banda de rodagem, de suas paredes laterais e ainda eleva o consumo de combustível.

Para o bom funcionamento do carro e maior conforto, mantenha a calibragem do pneu sempre em dia. A calibragem deve ser feita sempre a frio porque os pneus se aquecem ao rodar e o calor provoca o aumento da pressão. Por exemplo: com os pneus frios, a pressão do pneu de um caminhão estava a 90 lb/pol2 e após rodar alguns quilômetros, a pressão foi medida novamente e havia subido para 100lb/pol2.

Lembre-se que a calibragem deve ser feita com calibrador aferido. Não importa o modelo do calibrador, o que interessa é que ele esteja devidamente aferido. Não se esqueça que a calibragem deve ser feita semanalmente. Calibre o estepe também e use a tampinha da válvula para evitar a entrada de sujeira.

Deixe uma resposta

LEIA MAIS

freio muito quente

Freio: tambor ou disco na

Com o desenvolvimento da indústria, o que parecia um tanto quanto óbvio mas ainda não era colocado em prática passou a ser trazido à realidade. Foi o.

caminhão emitindo fumaça

Confira novidades sobre e

A preocupação com o clima é levada cada dia mais a sério. Aqui no Rio de Janeiro, saiu o segundo inventário com o objetivo de controlar as.

pirelli pzero

Ruído nos pneus? Nunca ma

Andar de carro é cada dia mais confortável, e mesmo com a constante evolução das tecnologias envolvidas, algo que vinha incomodando a indústria eram os ruídos provocados.