Câmbio automático: aumenta o consumo de combustível?

28 jun 2016                   0 Comentário transmissão automática

Essa é uma curiosidade que vai depender do objeto em questão. Era muito comum nos modelos de 10, 12 anos atrás afirmar isso. E procedia. Devido às forças atuantes do câmbio diretamente na tração do carro, ao dar o torque necessário para a mesma ação de um carro com câmbio manual, o automático realmente era gastador de combustível.

O que mudou essa característica?

Com o desenvolvimento da indústria automotiva, ficou muito comum ter nas ruas os modelos automáticos e automatizados. A grande diferença entre um produto atual e do passado está na concepção da embreagem. Nos modelos mais atuais, esse sistema que tem como função integrar ou soltar o câmbio às rodas está bem mais desenvolvido. Os sistemas vêm com duas embreagens, no lugar do conversor de torque.

Por que duas embreagens?

Antes desse sistema, quem fazia a vez da embreagem era uma peça chamada conversor de torque. Apesar de ser pioneiro, esse sistema não é tão eficiente quanto um sistema com as duas embreagens. Funciona da maneira que uma é responsável pelas marchas pares e a ré, enquanto a outra é responsável pelas ímpares. Isso faz com que as marchas subsequentes estejam sempre pré-acionadas, com velocidade e torque ideais, fazendo o motor se comportar de maneira mais amigável, usando integralmente a potência desenvolvida. A economia pode chegar a 10%.

Outra vantagem desse mecanismo é que a troca é feita de maneira mais suave, já que estando pré-acionadas as marchas não dão tranco no motor, o que causa dentro do carro um desconforto, que também era uma das desvantagens apontadas pelos mais antigos para não se usar esse tipo de sistema.

Manutenção especializada é na Dinamicar Pneus

Diante de tantas alternativas, é natural que se precise de profissionais especializados para a manutenção de carros cada vez mais complexos no que tange à tecnologia, eletrônica ou mecânica. Assim, a Dinamicar Pneus, seu centro automotivo no Rio de Janeiro, sai na frente de novo e traz profissionais capacitados para lidar com o seu carro, com câmbio manual, automático com conversor de torque ou mesmo dupla embreagem. Assim, você sabe que aqui seu carro estará com a revisão bem feita. Procure-nos! São oito lojas para você!

Deixe uma resposta

LEIA MAIS

freio muito quente

Freio: tambor ou disco na

Com o desenvolvimento da indústria, o que parecia um tanto quanto óbvio mas ainda não era colocado em prática passou a ser trazido à realidade. Foi o.

caminhão emitindo fumaça

Confira novidades sobre e

A preocupação com o clima é levada cada dia mais a sério. Aqui no Rio de Janeiro, saiu o segundo inventário com o objetivo de controlar as.

pirelli pzero

Ruído nos pneus? Nunca ma

Andar de carro é cada dia mais confortável, e mesmo com a constante evolução das tecnologias envolvidas, algo que vinha incomodando a indústria eram os ruídos provocados.