Carros antigos: por que molhar o distribuidor faz o carro morrer?

24 mar 2016                   0 Comentário distribuidor de carro

Todos sabem que o motor a combustão tem o seu funcionamento à base de queima de combustível. Mas você sabe que essa queima acontece de maneira sequenciada e bastante precisa? Pois bem, falar que as velas são responsáveis pelo centelhamento que provoca a detonação dentro do cilindro é algo comum. Mas aí é que está, quem faz o ordenamento para essa centelha? Quem leva a energia da bobina para as velas, passando pelo cabo de velas? Sim, o distribuidor. É nele que os cabos de vela são ligados e recebem, de maneira ordenada, a descarga elétrica que chega ao motor.
 
O distribuidor funciona por meio de um rotor que, por atrito e eletrocondução, faz com que haja a distribuição de energia. E é exatamente por isso que, ao molhar a peça, o carro morre. Ela perde a capacidade de geração de energia já que o atrito fica prejudicado. Portanto, em dias de chuva intensa, poças d’água e outras circunstâncias com uso de água, o carro simplesmente parava de funcionar. Modelos como Chevett e Monza tinham a fama de carros sensíveis à água pois seus distribuidores ficavam perto do solo.

Modernidade trouxe a eletrônica

Alguns carros mais modernos têm esse sistema de distribuição feito de forma eletrônica, melhorando o desempenho e a precisão da queima, além de evitar o mau funcionamento na água. Até os cabos de vela são eletrônicos e funcionam de maneira inteligente. É a evolução dos sistemas a serviço da eficiência para uso contínuo dos carros. Além disso, a manutenção fica facilitada.

Dinamicar Pneus faz manutenção no seu sistema de distribuição

Está desconfiado que seu carro esteja com alguma debilidade no sistema de distribuição? É época de trocar velas? É época de fazer a manutenção preventiva no motor? A Dinamicar Pneus está capacitada para atendê-lo! Passe em uma de nossas lojas e peça agora mesmo um orçamento personalizado.

Deixe uma resposta

LEIA MAIS

manutenção de carro

Vistoria anual 2017: Data

Todos os anos, proprietários de veículos usados precisam realizar a vistoria anual do DETRAN-RJ. Os carros zero quilômetro são exceção, pois o Governo do Estado do Rio.

ipva 2017

IPVA 2017: saiba sua data

O ano novo começou, e com ele, começam também as obrigações financeiras. Taxas como IPTU, cota de incêndio, matrículas escolares e o IPVA são contas que, muitas.

motor sendo esquentado

Mito ou verdade: é precis

Os mais antigos insistem nessa prática e os mais novos já não têm tanta paciência, mas será que ainda é preciso aquecer o motor antes de andar.

Feriado 20 de Janeiro