Carros antigos: por que molhar o distribuidor faz o carro morrer?

24 mar 2016                   0 Comentário distribuidor de carro

Todos sabem que o motor a combustão tem o seu funcionamento à base de queima de combustível. Mas você sabe que essa queima acontece de maneira sequenciada e bastante precisa? Pois bem, falar que as velas são responsáveis pelo centelhamento que provoca a detonação dentro do cilindro é algo comum. Mas aí é que está, quem faz o ordenamento para essa centelha? Quem leva a energia da bobina para as velas, passando pelo cabo de velas? Sim, o distribuidor. É nele que os cabos de vela são ligados e recebem, de maneira ordenada, a descarga elétrica que chega ao motor.
 
O distribuidor funciona por meio de um rotor que, por atrito e eletrocondução, faz com que haja a distribuição de energia. E é exatamente por isso que, ao molhar a peça, o carro morre. Ela perde a capacidade de geração de energia já que o atrito fica prejudicado. Portanto, em dias de chuva intensa, poças d’água e outras circunstâncias com uso de água, o carro simplesmente parava de funcionar. Modelos como Chevett e Monza tinham a fama de carros sensíveis à água pois seus distribuidores ficavam perto do solo.

Modernidade trouxe a eletrônica

Alguns carros mais modernos têm esse sistema de distribuição feito de forma eletrônica, melhorando o desempenho e a precisão da queima, além de evitar o mau funcionamento na água. Até os cabos de vela são eletrônicos e funcionam de maneira inteligente. É a evolução dos sistemas a serviço da eficiência para uso contínuo dos carros. Além disso, a manutenção fica facilitada.

Dinamicar Pneus faz manutenção no seu sistema de distribuição

Está desconfiado que seu carro esteja com alguma debilidade no sistema de distribuição? É época de trocar velas? É época de fazer a manutenção preventiva no motor? A Dinamicar Pneus está capacitada para atendê-lo! Passe em uma de nossas lojas e peça agora mesmo um orçamento personalizado.

Deixe uma resposta

LEIA MAIS

direção elétrica

Direção hidráulica ou dir

Reza a lenda que ainda existem pessoas que curtem fazer um exercício na hora de manobrar o carro. Mas para quem gosta de praticidade sem precisar derramar.

calibragem nos pneus

Saiba porque pneus calibr

Você sabia que os grandes vilões do consumo de combustível podem ser os pneus do seu carro? E mais, sabia que a calibragem correta pode economizar combustível?.

Chevrolet Chevette 91

Carros clássicos: históri

Lançado pela General Motors (GM) no Brasil em 1973, o Chevette é um clássico que atravessa gerações, e até hoje possui um público fiel e apaixonado. Inteiros.