Carros autônomos: realidade cada vez mais próxima

16 dez 2014                   0 Comentário Logo da Dinamicar Pneus

Se nos filmes e animações os carros que andam sozinhos são comuns, na vida real ainda há muito a ser definido, para que seu uso seja seguro. As questões mais polêmicas são em torno da legislação e regulação desses veículos.

Carro autônomo Google

Por exemplo, em caso de acidente, sobre quem recairia a responsabilidade? Seguradoras levariam que fatores em consideração na hora de estipular preços? Além disso, para que a tecnologia se desenvolva, são necessários investimentos em infraestrutura também nas vias públicas, já que um veículo autônomo precisaria de comunicação ininterrupta para se manter em movimento.

Diversas montadoras já produzem carros que podem circular sem motorista, como a japonesa Nissan, a sueca Volvo e a americana Ford. Nenhuma delas, até agora, comercializa carros autônomos, apenas recursos de automatização de funções, como sensores de estacionamento e de acionamento de freios, presentes em carros de alto padrão.

Carros autônomos podem representar uma solução em transporte para cegos e surdos, por exemplo. Para isso, é necessário garantir que o sistema não falhe, ou que elas sejam minimizadas. Softwares ágeis e sinal constante de internet são alguns dos requisitos imprescindíveis para o funcionamento de um veículo autônomo.

Conheça os locais onde já circulam carros sem motorista

 

O Google testou um carro sem motorista na Califórnia, onde rodou mais de 500 mil km, em ruas de pouco ou nenhum tráfego. A empresa norte americana, agora, pretende iniciar testes em ruas de trânsito mais intenso. O carro é equipado com câmeras e sensores e faz uso de um banco de dados extraído de veículos com motorista.

Mais adiantados que o Google estão os ingleses, que pretendem colocar em circulação veículos autônomos em três cidades britânicas, que serão selecionadas pelo governo, num período de um ano e meio a três anos, começando em 2015.

Enquanto governos, especialistas e empresas discutem e estudam maneiras de regularizar os carros autônomos, os chineses fazem um uso mais divertido deles. Em uma corrida de veículos sem motorista, foram utilizados computadores para controlar os carros, que no trajeto desviavam de obstáculos e até de pessoas.

Nós, da Dinamicar Pneus, acompanhamos a evolução das tecnologias para carro de passeio, e realizamos serviços em carros de luxo com a mesma eficiência. Conheça nossas lojas e agende sua revisão!

Deixe uma resposta

LEIA MAIS

carros enfileirados

Quais foram os carros mai

Neste início de 2017, o Chevrolet Onix se manteve como um dos modelos mais bem-sucedidos dos últimos anos. No mês de janeiro, ele foi o carro mais.

pneu sensorial

O que é pneu sensorial?

Que a tecnologia está avançada ninguém duvida, afinal, as últimas duas décadas foram de verdadeira aceleração nas descobertas e suas aplicações no mercado automobilístico. Poucos mercados cresceram.

carro arranhado

Arranhões na lataria: sai

Imagine a seguinte cena: estacionamento de shopping ou de um grande supermercado lotado, muitas pessoas circulando com carrinhos de compras, e no final do dia, o saldo:.