Carros híbridos: importância e funcionalidade

16 abr 2015                   0 Comentário Toyota Prius carro com motor hibrido já disponível no Brasil

O carro híbrido é um automóvel que possui motor de combustão interna – normalmente a gasolina – e um motor elétrico, o que permite redução do esforço do motor de combustão, diminuindo assim, o consumo e a emissão de gases.

Na realidade, o veículo híbrido é elétrico, mas alimentado por energia cinética, oriunda da queima de combustível. Uma das grandes vantagens é que os automóveis híbridos poluem menos. Por outro lado, os custos ainda são elevados, uma das dificuldades para se popularizar esses carros.

Economia de Combustível dos Carros Híbridos

A economia de combustível dos carros com motores híbridos depende de alguns fatores:

  • Redução do tamanho dos motores a combustão
  • Utilizar motor com Ciclo de Atkinson é mais econômico
  • Frenagem regenerativa
  • Desligar o motor a combustão sempre que possível
  • Usar tecnologia capaz de captar energia solar

Tipos de automóveis híbridos

Existem, atualmente, três tipos de motores de automóveis híbridos, cada um com suas características:

Existe o híbrido com motor a explosão pela locomoção do carro. Nesse caso, o elétrico funciona como auxiliar extra no desempenho. Esse tipo é mais usado em automóveis de pequeno porte e conhecido como híbrido-paralelo.

O segundo modelo usa o motor elétrico para fazer a locomoção do veículo, e, nesse caso, o motor a explosão movimenta um gerador que produz a energia para as baterias do motor elétrico.

Há também o híbrido misto, combinando aspectos do sistema de série e o sistema paralelo, que maximiza os benefícios dos dois. Esse sistema fornece energia para as rodas e ao mesmo tempo gera eletricidade. É possível, dependendo da carga, usar somente o sistema elétrico.

História dos carros híbridos

O primeiro carro híbrido produzido em série foi lançado no Japão, em 1997, e se tornou o automóvel híbrido mais vendido no mundo. Em 2001, o carro foi lançado no mercado mundial e em 2012, a terceira geração do primeiro modelo híbrido atingiu a marca de 2,8 milhão de unidades vendidas em mais de 70 países, sendo o Japão e os Estados Unidos os dois maiores mercados.

Automóveis híbridos no Brasil

No Brasil, o primeiro modelo de carro híbrido chegou em 2010. Como o carro não se encaixa em uma categoria específica, os impostos são elevados e consequentemente, o preço final aumenta, tornando-o proibitivo à maior parte da população.

O primeiro modelo híbrido completo do país é o leve, ou seja, é o que tem a função apenas de complementar o motor, não movimentar o carro. Para tentar incentivar a comercialização, as autoridades públicas tentam implantar essa tecnologia no transporte público.

Revisão automotiva no Rio de Janeiro

Na Barra da Tijuca, a loja de pneus especializada Dinamicar Pneus tem o mais completo serviço de manutenção, alinhamento, balanceamento e troca de óleo. Além de uma equipe altamente preparada e de ser a maior rede de lojas de pneus do Rio de Janeiro. Para maiores informações passe em uma de nossas lojas.

Deixe uma resposta

LEIA MAIS

estepe de carro

Seu estepe está pronto pa

A vistoria anual do Detran do Rio de Janeiro causa dor de cabeça em todo mundo, mas não há motivos para preocupações. Alguns itens você pode avaliar.

Citroen Cactus

Citroen C4 Cactus chega a

Apesar de muitas polêmicas e incertezas envolvendo o seu lançamento, em 2017 chega ao Brasil o Citroen Cactus. Diante de um visual extravagante que engloba desde os.

carros enfileirados

Quais foram os carros mai

Neste início de 2017, o Chevrolet Onix se manteve como um dos modelos mais bem-sucedidos dos últimos anos. No mês de janeiro, ele foi o carro mais.