Carros híbridos: importância e funcionalidade

16 abr 2015                   0 Comentário Toyota Prius carro com motor hibrido já disponível no Brasil

O carro híbrido é um automóvel que possui motor de combustão interna – normalmente a gasolina – e um motor elétrico, o que permite redução do esforço do motor de combustão, diminuindo assim, o consumo e a emissão de gases.

Na realidade, o veículo híbrido é elétrico, mas alimentado por energia cinética, oriunda da queima de combustível. Uma das grandes vantagens é que os automóveis híbridos poluem menos. Por outro lado, os custos ainda são elevados, uma das dificuldades para se popularizar esses carros.

Economia de Combustível dos Carros Híbridos

A economia de combustível dos carros com motores híbridos depende de alguns fatores:

  • Redução do tamanho dos motores a combustão
  • Utilizar motor com Ciclo de Atkinson é mais econômico
  • Frenagem regenerativa
  • Desligar o motor a combustão sempre que possível
  • Usar tecnologia capaz de captar energia solar

Tipos de automóveis híbridos

Existem, atualmente, três tipos de motores de automóveis híbridos, cada um com suas características:

Existe o híbrido com motor a explosão pela locomoção do carro. Nesse caso, o elétrico funciona como auxiliar extra no desempenho. Esse tipo é mais usado em automóveis de pequeno porte e conhecido como híbrido-paralelo.

O segundo modelo usa o motor elétrico para fazer a locomoção do veículo, e, nesse caso, o motor a explosão movimenta um gerador que produz a energia para as baterias do motor elétrico.

Há também o híbrido misto, combinando aspectos do sistema de série e o sistema paralelo, que maximiza os benefícios dos dois. Esse sistema fornece energia para as rodas e ao mesmo tempo gera eletricidade. É possível, dependendo da carga, usar somente o sistema elétrico.

História dos carros híbridos

O primeiro carro híbrido produzido em série foi lançado no Japão, em 1997, e se tornou o automóvel híbrido mais vendido no mundo. Em 2001, o carro foi lançado no mercado mundial e em 2012, a terceira geração do primeiro modelo híbrido atingiu a marca de 2,8 milhão de unidades vendidas em mais de 70 países, sendo o Japão e os Estados Unidos os dois maiores mercados.

Automóveis híbridos no Brasil

No Brasil, o primeiro modelo de carro híbrido chegou em 2010. Como o carro não se encaixa em uma categoria específica, os impostos são elevados e consequentemente, o preço final aumenta, tornando-o proibitivo à maior parte da população.

O primeiro modelo híbrido completo do país é o leve, ou seja, é o que tem a função apenas de complementar o motor, não movimentar o carro. Para tentar incentivar a comercialização, as autoridades públicas tentam implantar essa tecnologia no transporte público.

Revisão automotiva no Rio de Janeiro

Na Barra da Tijuca, a loja de pneus especializada Dinamicar Pneus tem o mais completo serviço de manutenção, alinhamento, balanceamento e troca de óleo. Além de uma equipe altamente preparada e de ser a maior rede de lojas de pneus do Rio de Janeiro. Para maiores informações passe em uma de nossas lojas.

Deixe uma resposta

LEIA MAIS

freio muito quente

Freio: tambor ou disco na

Com o desenvolvimento da indústria, o que parecia um tanto quanto óbvio mas ainda não era colocado em prática passou a ser trazido à realidade. Foi o.

caminhão emitindo fumaça

Confira novidades sobre e

A preocupação com o clima é levada cada dia mais a sério. Aqui no Rio de Janeiro, saiu o segundo inventário com o objetivo de controlar as.

pirelli pzero

Ruído nos pneus? Nunca ma

Andar de carro é cada dia mais confortável, e mesmo com a constante evolução das tecnologias envolvidas, algo que vinha incomodando a indústria eram os ruídos provocados.