Carros movidos a etanol: vantagens e como fazer sua manutenção

15 set 2015                   Comentários desativados em Carros movidos a etanol: vantagens e como fazer sua manutenção etanol vantagens

O etanol é produzido a partir da Cana de Açúcar, gênero comum na maior parte do território brasileiro, e matéria prima para a produção de, além do combustível, bebidas alcoólicas diversas. Além disso, serve como insumo para a indústria química, entrando na composição de solventes e até de perfumes.

A primeira vantagem da utilização do etanol como combustível automotivo é que sua combustão não gera altos índices de gás carbônico, gás que é apontado como principal causador do efeito estufa. Segundo a IEA (Agência Internacional de Energia), veículos movidos a etanol emitem cerca de 89% menos CO2 que os que utilizam combustíveis fósseis como diesel e gasolina.

Além da redução na emissão de poluentes, outra vantagem em termos de sustentabilidade é que a cana de açúcar é um insumo que existe há milênios, e ao contrário do petróleo, matéria prima dos combustíveis tradicionais, não tem previsão para se esgotar.

Etanol x gasolina: diferenças também em desempenho e performance

Em relação aos outros combustíveis, o etanol apresenta outra vantagem competitiva, o preço, em geral mais barato que o da gasolina. Entretanto, para realmente valer a pena, o litro deve custar, no máximo, até 70% do preço da gasolina comum.

Sustentável e econômico já seriam dois excelentes atrativos, mas abastecer com etanol também proporciona aumento no rendimento do motor. Como apresenta maior octanagem, ou seja, é mais resistente à explosão, o etanol não detona internamente tanto quanto a gasolina, o que representa menos danos ao motor. Pela mesma razão, o derivado da cana faz com que a potência do motor aumente, em média, 2%, aproximadamente, com variações por tipo de motor que vão do zero a até 9%.

Contudo, em regiões mais frias, que registrem temperaturas abaixo dos 13 graus, o etanol pode perder sua capacidade de combustão. Outro problema que o etanol pode apresentar é que, em carros mais antigos, pode haver oxidação de peças ou corrosão de componentes. Entretanto, em carros modelo flex mais recentes, este é um problema já sanado, já que suas peças são tratadas quimicamente para evitar esse tipo de desgaste. Em relação à partida, uma recomendação é utilizar gasolina no reservatório de partida a frio, evitando possíveis danos causado pelo etanol nessa parte do motor.

Loja de pneus no Rio de Janeiro

Não importa o combustível, a Dinamicar, loja de pneus no Rio de Janeiro, conta com sete unidades para atendê-lo sempre que precisar de revisão, troca de óleo, manutenção da injeção eletrônica e outros serviços.

Uma de nossas unidades é a loja de pneus no Maracanã, que conta com moderna infraestrutura e profissionais de ponta para garantir os melhores serviços. Conte com a gente para cuidar do seu carro!

Os comentários estão desativados.

LEIA MAIS

carro arranhado

Arranhões na lataria: sai

Imagine a seguinte cena: estacionamento de shopping ou de um grande supermercado lotado, muitas pessoas circulando com carrinhos de compras, e no final do dia, o saldo:.

caixa de fusiveis

Problema com fusíveis? Re

Seu rádio parou de funcionar? O vidro elétrico também parou? Alguns componentes elétricos estão trabalhando normalmente, mas outros não? Fique tranquilo, pois pode ser um problema fácil.

direção elétrica

Direção hidráulica ou dir

Reza a lenda que ainda existem pessoas que curtem fazer um exercício na hora de manobrar o carro. Mas para quem gosta de praticidade sem precisar derramar.