Causas de vazamento de óleo no motor

04 nov 2014                   0 Comentário Logo da Dinamicar Pneus

 

De repente você se depara com uma mancha de óleo no chão da sua garagem. Mas o que pode estar causando o vazamento? Segundo especialistas, as causas mais comuns são: excesso de óleo, desgaste da junta do cabeçote, retentores e problema no cárter.

Troca de óleo

O motor é um sistema integrado por vários componentes, em que cada item complementa o outro. Os fabricantes revelam que a origem do vazamento geralmente não começa no retentor. Portanto, se for necessário substituí-lo, é sinal de que será preciso fazer uma revisão completa para descobrir a causa.

Mas uma das principais causas do vazamento é provocada pelo próprio motorista: o excesso de óleo. O motor do carro tem de estar com o óleo no nível, entre o mínimo e o máximo na vareta. Com pouco lubrificante há risco de desgaste nas peças, o que não quer dizer que se deva colocar demais. O excesso costuma provocar vazamentos. Isso acontece geralmente porque o motorista (ou o frentista) verifica o nível com o motor quente, dando a falsa impressão de que precisa completar. Resultado: o reservatório fica com mais do que o necessário. Por isso, o óleo deve ser verificado sempre em lugares planos com o motor frio, no mínimo após 10 minutos de desligado.

É recomendável fazer a verificação uma vez por semana. Em caso de grande perda em pouco tempo, complete o nível e procure um mecânico para não correr risco de ficar sem óleo e causar problemas maiores no motor.

Tampão do cárter

 

Outro problema comum é vazamento pelo tampão do cárter (o reservatório do óleo). Muitas vezes o tampão não fica bem apertado após as trocas ou a junta está gasta. Neste caso, o reparo é rápido e simples.

É importante lembrar que apenas um mecânico pode identificar quais são as causas do vazamento de óleo. Ele tem os equipamentos necessários para fazer uma análise completa em toda a área antes que ela seja limpa.

Troca de Óleo nas lojas da Dinamicar Pneus

Deixe uma resposta

LEIA MAIS

carros enfileirados

Quais foram os carros mai

Neste início de 2017, o Chevrolet Onix se manteve como um dos modelos mais bem-sucedidos dos últimos anos. No mês de janeiro, ele foi o carro mais.

pneu sensorial

O que é pneu sensorial?

Que a tecnologia está avançada ninguém duvida, afinal, as últimas duas décadas foram de verdadeira aceleração nas descobertas e suas aplicações no mercado automobilístico. Poucos mercados cresceram.

carro arranhado

Arranhões na lataria: sai

Imagine a seguinte cena: estacionamento de shopping ou de um grande supermercado lotado, muitas pessoas circulando com carrinhos de compras, e no final do dia, o saldo:.