Colabore com a preservação do meio ambiente, reduza a emissão de poluentes

07 abr 2015                   0 Comentário Escapamento

Os fabricantes de motores e veículos automotores, pela lei 8.723/93, são obrigados a produzir equipamentos que emitam poluentes dentro dos limites estipulados. Entre os gases a serem evitados, constam o monóxido de carbono, óxido de nitrogênio, hidrocarbonetos, fuligem e outros potencialmente poluidores da atmosfera.

A legislação é bem clara, inclusive, ao incentivar o uso de combustíveis com menor potencial poluente, expresso no artigo 11, classificado como prioridade em regiões metropolitanas.

Outro ponto importante determinado pela lei é a fiscalização constante, através de medidas de monitoramento da qualidade do ar por órgãos de controle nos três níveis de poder, federal, estadual e municipal.

Escapamento

Uma das atribuições do Conama, Conselho Nacional de Meio Ambiente, é determinar as normas e critérios para medição do potencial poluidor dos gases emitidos por escapamentos automotivos, verificado em alguns estados da federação, como o Rio de Janeiro, e levado em conta para a emissão do licenciamento veicular anual. Caso seja reprovado no teste de emissão de gases, o proprietário pode ser multado ou ter seu veículo retido.

Como reduzir a emissão de gases pelo escapamento do veículo

Além de usar combustíveis de boa procedência, recomenda-se aos proprietários de veículos que instalem escapamentos equipados com catalisador, ou que seja adquirido de forma avulsa. Com o dispositivo, os gases poluentes reduzem-se a apenas 1% do total emitido pelo escapamento. Seu funcionamento consiste em transformar gases tóxicos em compostos inócuos, por meio de reações químicas.

Veículos nacionais vêm reduzindo a quantidade de poluentes lançados

Na última década vem sendo registrada diminuição considerável na emissão de gases tóxicos na atmosfera, constatada pelo MMA, Ministério do Meio Ambiente. Mesmo com o dobro de veículos circulando no período, a redução na emissão de CO2, por exemplo, foi de 52,1% e de hidrocarbonetos não-metano registrou diminuição de 45,1%.

Passe bem pela vistoria e ajude a reduzir ainda mais a poluição do ar

Antes de realizar a inspeção veicular e de emissão de gases pelo Detran, passe numa das lojas da Dinamicar Pneus e faça uma revisão do seu carro. Confie em quem tem a melhor estrutura, maior rede de lojas de pneus no Rio de Janeiro e profissionais altamente especializados!

Deixe uma resposta

LEIA MAIS

freio muito quente

Freio: tambor ou disco na

Com o desenvolvimento da indústria, o que parecia um tanto quanto óbvio mas ainda não era colocado em prática passou a ser trazido à realidade. Foi o.

caminhão emitindo fumaça

Confira novidades sobre e

A preocupação com o clima é levada cada dia mais a sério. Aqui no Rio de Janeiro, saiu o segundo inventário com o objetivo de controlar as.

pirelli pzero

Ruído nos pneus? Nunca ma

Andar de carro é cada dia mais confortável, e mesmo com a constante evolução das tecnologias envolvidas, algo que vinha incomodando a indústria eram os ruídos provocados.