Com carro cheio, devo reduzir a velocidade?

28 dez 2015                   0 Comentário carro cheio em viagem

Com as viagens de fim de ano, muitas pessoas acabam se deslocando de carro e colocando muitos pertences e pessoas num único veículo. É fundamental usá-lo de maneira coerente, respeitando os limites impostos pela legislação vigente e pelo fabricante. Entretanto, mesmo respeitando todos os limites e padrões de segurança, entenda: o comportamento de um carro com duas pessoas é diferente do comportamento deste mesmo carro com cinco e mais bagagem.
O peso deslocado é maior, o que fará os freios serem mais exigidos na hora de uma abrupta parada. Além disso, o comportamento da estrutura é diferente, afinal, se o peso estiver mais concentrado na direita, é provável que o carro puxe para a direita. É um processo natural e que deve ser avaliado pelo motorista. Com esse comportamento, pense em reduzir em no mínimo 10% a velocidade limite da estrada, quando seu carro estiver cheio. Além de aumentar vertiginosamente sua segurança, reduz o desgaste do equipamento.

O que diz a legislação sobre transporte de pessoas e peso

Em média, no Brasil, são cinco passageiros por carro, sendo obrigatório o uso de cinto de segurança em todos os pontos. A bagagem também deve ser alocada de maneira específica de modo que não coloque em risco a vida dos passageiros. O Artigo 3o da Resolução no 349/10 do Contran ainda fala que nenhuma bagagem pode obstruir a visibilidade do motorista.

Dinamicar Pneus prepara seu carro para a sua viagem de fim de ano

Diante desta importante dica de segurança, que tal pensar numa revisão completa em diversos componentes do seu carro? Revisando suspensão e freios, por exemplo, você encara situações de frenagem brusca com o carro totalmente equilibrado, da mesma forma que trocando os pneus desgastados você encara uma pista molhada sem qualquer risco de derrapagem em condições normais.
A Dinamicar Pneus tem os equipamentos certos para identificar as verdadeiras necessidades do seu carro e, assim, poder dar a melhor solução. Faça uma visita a uma de nossas lojas e veja como você e seu carro serão bem tratados. A sua viagem começa bem aqui, na Dinamicar!

Deixe uma resposta

LEIA MAIS

carros enfileirados

Quais foram os carros mai

Neste início de 2017, o Chevrolet Onix se manteve como um dos modelos mais bem-sucedidos dos últimos anos. No mês de janeiro, ele foi o carro mais.

pneu sensorial

O que é pneu sensorial?

Que a tecnologia está avançada ninguém duvida, afinal, as últimas duas décadas foram de verdadeira aceleração nas descobertas e suas aplicações no mercado automobilístico. Poucos mercados cresceram.

carro arranhado

Arranhões na lataria: sai

Imagine a seguinte cena: estacionamento de shopping ou de um grande supermercado lotado, muitas pessoas circulando com carrinhos de compras, e no final do dia, o saldo:.