Como aumentar a vida útil da sua pastilha de freio e quando trocá-la?

19 ago 2016                   0 Comentário sistema de freio

Qualquer componente de um carro, principalmente aqueles que sofrem com o atrito, sofrem desgaste de acordo com o tempo. As pastilhas de freio não são diferentes. Elas têm uma vida útil predeterminada, mas que é verificada pelo seu desgaste. O recomendado é que sejam revisadas a cada 10 mil km, devendo ser trocadas quando o desgaste superar o indicado pelo fabricante. Mas é possível aumentar a vida útil das pastilhas? A resposta é sim.

Existem muitos motoristas que usam o freio para qualquer circunstância, alguns até de maneira desnecessária. Isso contribui para que o sistema esteja sempre em funcionamento. Muitas vezes, basta usar o freio motor que o carro perderá velocidade suficiente. Outra dica importante está relacionada a quem dirige muito em serras. Na hora da descida, mais vale reduzir a velocidade e manter certa distância do carro à frente, do que usar permanentemente o freio.

Andar em velocidade aumenta a necessidade de maior atuação do freio

Quem costuma andar em velocidade sabe que, em diversas situações, é preciso usar o freio de maneira abrupta e súbita. Afinal, nessas circunstâncias não é possível esperar o freio motor atuar. Isso faz com que o freio sofra muito mais desgaste, até por trabalhar mais aquecido. Andar na velocidade indicada, além de aumentar a segurança, ainda ajuda e muito a poupar as pastilhas de freio.

Quando trocar as pastilhas de freio?

Quando elas alcançam 2mm de espessura é sinal de que é hora de trocar, logo esse acompanhamento deve ser feito constantemente. Não é preciso, por exemplo, esperar o freio fazer barulho de metal em atrito para tomar a decisão de troca. Para realizar a troca da pastilha de freio, procure-nos! A Dinamicar Pneus tem profissionais capacitados para avaliar e proceder a troca em caso de necessidade. É importante ter esse acompanhamento periódico. São 8 lojas à sua disposição!

Deixe uma resposta

LEIA MAIS

estepe de carro

Seu estepe está pronto pa

A vistoria anual do Detran do Rio de Janeiro causa dor de cabeça em todo mundo, mas não há motivos para preocupações. Alguns itens você pode avaliar.

Citroen Cactus

Citroen C4 Cactus chega a

Apesar de muitas polêmicas e incertezas envolvendo o seu lançamento, em 2017 chega ao Brasil o Citroen Cactus. Diante de um visual extravagante que engloba desde os.

carros enfileirados

Quais foram os carros mai

Neste início de 2017, o Chevrolet Onix se manteve como um dos modelos mais bem-sucedidos dos últimos anos. No mês de janeiro, ele foi o carro mais.