Como calibrar o pneu do carro corretamente

19 jan 2015                   0 Comentário calibrar_pneus

A calibragem do pneu do carro é de fundamental importância para a segurança sua e de seu veículo. Afinal, são os pneus os únicos acessórios do veículo a ter contato direto com o solo. A falta de calibragem do pneu na medida certa diminui a estabilidade e a aderência do veículo, além de interferir no combustível.

 

Embora seja um procedimento relativamente simples, alguns cuidados são importantes para ao calibrar o pneu de seu carro.

Nós da Dinamicar Pneus vamos dar algumas dicas para te ajudar a entender melhor a importância de se manter os pneus calibrados.

O jeito ideal de calibrar os pneus

 

O recomendável é que se faça uma calibragem a cada 15 dias e com os pneus frios, ou seja, não ande mais de quatro quilômetros antes da calibrar. Verifique a quantidade de libras indicadas para o pneu. Isso depende do modelo, do carro e do tipo de pneu.

Os fabricantes de veículos indicam a quantidade de libras ideal para cada pneu que vem de fábrica e dos compatíveis com o carro. Para saber a pressão ideal para pneus menores ou maiores do que os que vêm de fábrica, recorra ao manual do veículo. É importante lembrar que se você optar por usar pneus com dimensões diferentes, recorra a uma revendedora autorizada de pneus para fazer essa mudança.

O terreno em que você vai usar o carro

 

Outro fator importante ao calibrar o pneu é o tipo de solo em que você vai rodar com seu veículo. Dependendo do tipo de terreno, pode ser preciso usar calibragens diferentes. Em solos com lama ou areia, é indicado que se use o pneu com uma pressão mais baixa, pois assim há um contato maior com o solo e a tração do veículo aumenta. Em terrenos rochosos, para evitar cortes, vai depender do fabricante e nesse caso, é melhor recorrer ao manual.

Nitrogênio para calibrar pneu

 

O nitrogênio é o gás mais abundante da terra e ele pode ser usado também na calibragem de pneus, com a vantagem de manter a calibragem ideal por muito mais tempo, pois ele não escapa da borracha e mantém a temperatura ideal por um período maior, não deixando que o material ferroso do pneu seja oxidado. É importante lembrar que os cuidados com os pneus do veículo se estendam ao estepe.

Mantenha os pneus conservados

 

Para cuidar dos pneus de seu carro e realizar outros serviços de manutenção, procure a loja Dinamicar Pneus mais próxima e agende uma visita!

Deixe uma resposta

LEIA MAIS

carro arranhado

Arranhões na lataria: sai

Imagine a seguinte cena: estacionamento de shopping ou de um grande supermercado lotado, muitas pessoas circulando com carrinhos de compras, e no final do dia, o saldo:.

caixa de fusiveis

Problema com fusíveis? Re

Seu rádio parou de funcionar? O vidro elétrico também parou? Alguns componentes elétricos estão trabalhando normalmente, mas outros não? Fique tranquilo, pois pode ser um problema fácil.

direção elétrica

Direção hidráulica ou dir

Reza a lenda que ainda existem pessoas que curtem fazer um exercício na hora de manobrar o carro. Mas para quem gosta de praticidade sem precisar derramar.