Como calibrar o pneu do carro corretamente

19 jan 2015                   0 Comentário calibrar_pneus

A calibragem do pneu do carro é de fundamental importância para a segurança sua e de seu veículo. Afinal, são os pneus os únicos acessórios do veículo a ter contato direto com o solo. A falta de calibragem do pneu na medida certa diminui a estabilidade e a aderência do veículo, além de interferir no combustível.

 

Embora seja um procedimento relativamente simples, alguns cuidados são importantes para ao calibrar o pneu de seu carro.

Nós da Dinamicar Pneus vamos dar algumas dicas para te ajudar a entender melhor a importância de se manter os pneus calibrados.

O jeito ideal de calibrar os pneus

 

O recomendável é que se faça uma calibragem a cada 15 dias e com os pneus frios, ou seja, não ande mais de quatro quilômetros antes da calibrar. Verifique a quantidade de libras indicadas para o pneu. Isso depende do modelo, do carro e do tipo de pneu.

Os fabricantes de veículos indicam a quantidade de libras ideal para cada pneu que vem de fábrica e dos compatíveis com o carro. Para saber a pressão ideal para pneus menores ou maiores do que os que vêm de fábrica, recorra ao manual do veículo. É importante lembrar que se você optar por usar pneus com dimensões diferentes, recorra a uma revendedora autorizada de pneus para fazer essa mudança.

O terreno em que você vai usar o carro

 

Outro fator importante ao calibrar o pneu é o tipo de solo em que você vai rodar com seu veículo. Dependendo do tipo de terreno, pode ser preciso usar calibragens diferentes. Em solos com lama ou areia, é indicado que se use o pneu com uma pressão mais baixa, pois assim há um contato maior com o solo e a tração do veículo aumenta. Em terrenos rochosos, para evitar cortes, vai depender do fabricante e nesse caso, é melhor recorrer ao manual.

Nitrogênio para calibrar pneu

 

O nitrogênio é o gás mais abundante da terra e ele pode ser usado também na calibragem de pneus, com a vantagem de manter a calibragem ideal por muito mais tempo, pois ele não escapa da borracha e mantém a temperatura ideal por um período maior, não deixando que o material ferroso do pneu seja oxidado. É importante lembrar que os cuidados com os pneus do veículo se estendam ao estepe.

Mantenha os pneus conservados

 

Para cuidar dos pneus de seu carro e realizar outros serviços de manutenção, procure a loja Dinamicar Pneus mais próxima e agende uma visita!

Deixe uma resposta

LEIA MAIS

freio muito quente

Freio: tambor ou disco na

Com o desenvolvimento da indústria, o que parecia um tanto quanto óbvio mas ainda não era colocado em prática passou a ser trazido à realidade. Foi o.

caminhão emitindo fumaça

Confira novidades sobre e

A preocupação com o clima é levada cada dia mais a sério. Aqui no Rio de Janeiro, saiu o segundo inventário com o objetivo de controlar as.

pirelli pzero

Ruído nos pneus? Nunca ma

Andar de carro é cada dia mais confortável, e mesmo com a constante evolução das tecnologias envolvidas, algo que vinha incomodando a indústria eram os ruídos provocados.