Como conservar a lataria e a carenagem dos veículos

16 abr 2015                   0 Comentário Conservação da lataria do carro

Como qualquer equipamento, os veículos necessitam de cuidados para prolongar a sua vida útil, e se esses cuidados forem seguidos a risca o seu veículo terá sempre a aparência de carro recém saído da concessionária. Conheça alguns cuidados que o ajudarão a proteger a lataria e a pintura do seu veículo.

Os carros zero quilômetro já saem de fábrica com uma proteção contra agentes nocivos ao metal que provocam a corrosão. Conservar a lataria contra os efeitos naturais provocados por poeira ou lama da estrada é uma tarefa relativamente fácil, que requer do motorista apenas alguns cuidados. Já no caso de batidas e vandalismo, a situação pode se tornar um pouco mais complicada, necessitando dos serviços de uma oficina especializada em lanternagem e pintura.

Pequenos amassados, riscos e batidas de portas ocasionadas em estacionamento, podem acontecer com frequência. O adiamento do conserto pode provocar prejuízos maiores do que os causados pela batida. Serviços de reparo e pequenos retoques são encontrados com frequência em oficinas especializadas em lanternagem.

Cuidados para conservar a lataria e pintura

Frio extremo

No caso de locais frios nunca se deve usar material pontiagudo para retirada de geada alojada na carenagem do veículo, o ideal é deixar que a mesma derreta sozinha. No para-brisa é recomendado o uso de água fria seguida de limpeza com o jornal (o uso de água quente pode rachar o vidro). É importante também verificar se as palhetas estão coladas por conta da geada antes de acionar o motor do limpador de para-brisas, para não danificar ambas as peças.

Carro muito tempo parado

Caso o seu carro fique estacionado por um período muito longo de tempo, o ideal é fazer o uso de uma capa protetora para proteger o veículo contra os efeitos naturais do Sol, poeira, vento, chuva e geada, isso ajudará na conservação da pintura.

Processo de lavagem

É recomendado lavar o veículo uma vez por semana ou de acordo com a intensidade de sujeira a qual ficou exposto. A limpeza deve ser feita na sombra para evitar que o contato dos raios solares com os agentes químicos usados na lavagem provoquem manchas na lataria.

Verificar incidência de partículas sólidas

Antes de começar o processo de lavagem verifique se há incidência de partículas sólidas que podem gerar arranhões em cima da carenagem do veículo, como grãos de areia. Opte sempre por usar a mangueira em baixa pressão.

Evite o uso de detergente de cozinha, querosene ou qualquer tipo de solvente. Para isso existem xampus próprios, e, para secar, utilize algodão prensado. A secagem deve ser muito bem feita para evitar manchas na pintura. Recomenda-se também que seja feito um polimento a cada seis meses.

Também é recomendável a aplicação de cera cristalizadora uma vez por mês com o auxilio de uma estopa. Após a aplicação da cera, dê o brilho com movimentos circulares. Ao abastecer tome cuidado para não deixar a gasolina respingar na lataria, caso ocorra efetue a limpeza imediatamente com um pano, pois isso certamente evitará que a lataria seja manchada.

Serviços de lanternagem e pintura no Rio de Janeiro

Na Dinamicar Pneus Jacarepaguá, você encontra tudo o que o seu veículo necessita para estar sempre funcionando bem. Nossa rede de lojas conta com uma equipe de profissionais especializados para lhe oferecer o melhor atendimento e superar as suas expectativas.

Deixe uma resposta

LEIA MAIS

Gol GTi Quadrado

Gol GTI: uma lenda!

Se você que nos lê, tem mais de 40 anos, provavelmente já viu muitos carros saindo de linha. Alguns que estão ainda no mercado apenas marcam território,.

Amortecedor de carro

Amortecedor: qual o ideal

Seu carro já está meio molenga quando passa uma imperfeição, e você observa não ter o mesmo desempenho em frenagens ou curvas? Isso é um sinal de.

bateria de carro

Bateria tem a vida útil m

A bateria automotiva reflete bastante o estilo do motorista. Seu tempo médio de vida é de dois anos, mas a verdade é que isso pode ser diminuído.