Como cuidar da direção hidráulica do seu carro

19 ago 2015                   Comentários desativados em Como cuidar da direção hidráulica do seu carro direção hidráulica

A direção hidráulica alguns anos atrás era considerada um acessório de luxo no automóvel, hoje o sistema se tornou um item muito necessário e visto com maior frequência em praticamente todos os modelos de veículo. A assistência hidráulica deixa a condução do veículo mais fácil e proporciona maior conforto ao motorista na execução de manobras.

Manutenção da direção hidráulica

Como todos os componentes do carro, a direção hidráulica também necessita de cuidados que garantem o seu bom funcionamento. O motorista deve verificar periodicamente o nível do fluído de direção, e caso o nível fique abaixo do recomendado, o sistema de direção irá apresentar falhas no seu desempenho.

Principal causa de defeito na caixa de direção

A maioria dos defeitos na direção hidráulica são causados pelo vazamento do fluído de direção. Quando a caixa fica seca, começa ocorrer o desgaste dos componentes internos por falta de lubrificação. Em alguns casos mais graves, quando acontece o problema de vazamento de óleo, dependendo da deterioração das peças, a caixa deverá ser substituída por uma nova.

Sinais de que a caixa de direção está com problemas

A falta de fluído deixará a direção pesada e barulhenta, por isso é importante verificar seu nível sempre que o carro for submetido a revisão preventiva. Ao contrário dos outros tipos de óleo usados no veículo, o da direção hidráulica não é consumido pelo sistema, tendo a função apenas de lubrificação, portanto em condições normais não deve ter seu nível alterado.

Revisão do sistema de direção hidráulica

A troca preventiva do fluido de direção deve ser feita anualmente para evitar problemas futuros, junto a uma verificação sistêmica de vazamentos no veículo como um todo. Caso seu carro tenha menos de 50 mil quilômetros rodados, ou ainda está dentro do período de 2 anos de uso, a troca não será necessária.

Loja de pneus no Rio de Janeiro

É necessário antes da revisão periódica ler o manual do proprietário para saber quais são as especificações técnicas exigidas pela montadora para esse tipo de manutenção. Os prazos de troca de óleo e indicações técnicas do lubrificante usado deverão ser seguidas à risca para evitar que outras peças do conjunto sejam prejudicas.

Já conhece nossa loja de pneus no Maracanã? Confira todos nossos endereços no Rio de Janeiro: http://www.dinamicarpneus.com.br/nossas-lojas

Os comentários estão desativados.

LEIA MAIS

manutenção de carro

Vistoria anual 2017: Data

Todos os anos, proprietários de veículos usados precisam realizar a vistoria anual do DETRAN-RJ. Os carros zero quilômetro são exceção, pois o Governo do Estado do Rio.

ipva 2017

IPVA 2017: saiba sua data

O ano novo começou, e com ele, começam também as obrigações financeiras. Taxas como IPTU, cota de incêndio, matrículas escolares e o IPVA são contas que, muitas.

motor sendo esquentado

Mito ou verdade: é precis

Os mais antigos insistem nessa prática e os mais novos já não têm tanta paciência, mas será que ainda é preciso aquecer o motor antes de andar.