Como detectar problemas no alternador

10 out 2014                   0 Comentário Logo da Dinamicar Pneus

 

Um componente essencial para o funcionamento de um carro é o alternador. Sua função é manter a bateria alimentada, por isso, é comum confundir problemas no alternador com algum defeito na bateria.

Diversos fatores podem causar danos ou mal funcionamento do alternador. Se o veículo estiver equipado com eletro-eletrônicos cuja capacidade exceda o limite útil do alternador, certamente haverá sobrecarga por excesso de consumo. Uma medida simples para evitar isso é verificar se lâmpadas e equipamentos de áudio, por exemplo, estão dentro da voltagem suportada pela bateria.

Um hábito que pode comprometer o funcionamento do alternador é o uso de aparelhos de som e ar condicionado com o motor do carro parado. Nessas situações, quando o carro é ligado, o alternador opera com cargas mais altas e prolongadas, aumentando o risco de sobrecarga. Instalar alternador de maior potência em substituição a um de menor também pode acarretar danos, devido à tensão e temperatura além das suportadas.

Alternador - Dinamicar Pneus

Como verificar problemas no alternador

 

É possível saber se o alternador está funcionando corretamente com algumas medidas simples de verificação. Para começar, o motor deve estar desligado.

Localize o alternador dentro do motor. É uma peça de cerca de 20cm, de formato arredondado, com o aspecto de um pequeno gerador (ver imagem). Em seguida, deve-se verificar se a correia está firme, bem ajustada e sem fissuras ou irregularidades. Feito isso, a leitura do medidor deve ser definida para 20 Volts.

Agora, com o motor ligado, observe se a correia está se movimentando de forma regular, sem sobressaltos. Se for percebido que o giro da correia não está uniforme, provavelmente há problemas e a peça deve ser trocada. Um cuidado muito importante ao fazer essa vistoria é manter roupas, joias e quaisquer objetos que possam agarrar nas partes móveis do motor bem afastadas.

Caso seu carro apresente problemas no alternador, conte com a Dinamicar Pneus. Em nossas unidades temos profissionais e equipamentos de última geração para cuidar do seu veículo com a máxima eficiência!

Deixe uma resposta

LEIA MAIS

direção elétrica

Direção hidráulica ou dir

Reza a lenda que ainda existem pessoas que curtem fazer um exercício na hora de manobrar o carro. Mas para quem gosta de praticidade sem precisar derramar.

calibragem nos pneus

Saiba porque pneus calibr

Você sabia que os grandes vilões do consumo de combustível podem ser os pneus do seu carro? E mais, sabia que a calibragem correta pode economizar combustível?.

Chevrolet Chevette 91

Carros clássicos: históri

Lançado pela General Motors (GM) no Brasil em 1973, o Chevette é um clássico que atravessa gerações, e até hoje possui um público fiel e apaixonado. Inteiros.