Como detectar problemas no alternador

10 out 2014                   0 Comentário Logo da Dinamicar Pneus

 

Um componente essencial para o funcionamento de um carro é o alternador. Sua função é manter a bateria alimentada, por isso, é comum confundir problemas no alternador com algum defeito na bateria.

Diversos fatores podem causar danos ou mal funcionamento do alternador. Se o veículo estiver equipado com eletro-eletrônicos cuja capacidade exceda o limite útil do alternador, certamente haverá sobrecarga por excesso de consumo. Uma medida simples para evitar isso é verificar se lâmpadas e equipamentos de áudio, por exemplo, estão dentro da voltagem suportada pela bateria.

Um hábito que pode comprometer o funcionamento do alternador é o uso de aparelhos de som e ar condicionado com o motor do carro parado. Nessas situações, quando o carro é ligado, o alternador opera com cargas mais altas e prolongadas, aumentando o risco de sobrecarga. Instalar alternador de maior potência em substituição a um de menor também pode acarretar danos, devido à tensão e temperatura além das suportadas.

Alternador - Dinamicar Pneus

Como verificar problemas no alternador

 

É possível saber se o alternador está funcionando corretamente com algumas medidas simples de verificação. Para começar, o motor deve estar desligado.

Localize o alternador dentro do motor. É uma peça de cerca de 20cm, de formato arredondado, com o aspecto de um pequeno gerador (ver imagem). Em seguida, deve-se verificar se a correia está firme, bem ajustada e sem fissuras ou irregularidades. Feito isso, a leitura do medidor deve ser definida para 20 Volts.

Agora, com o motor ligado, observe se a correia está se movimentando de forma regular, sem sobressaltos. Se for percebido que o giro da correia não está uniforme, provavelmente há problemas e a peça deve ser trocada. Um cuidado muito importante ao fazer essa vistoria é manter roupas, joias e quaisquer objetos que possam agarrar nas partes móveis do motor bem afastadas.

Caso seu carro apresente problemas no alternador, conte com a Dinamicar Pneus. Em nossas unidades temos profissionais e equipamentos de última geração para cuidar do seu veículo com a máxima eficiência!

Deixe uma resposta

LEIA MAIS

freio muito quente

Freio: tambor ou disco na

Com o desenvolvimento da indústria, o que parecia um tanto quanto óbvio mas ainda não era colocado em prática passou a ser trazido à realidade. Foi o.

caminhão emitindo fumaça

Confira novidades sobre e

A preocupação com o clima é levada cada dia mais a sério. Aqui no Rio de Janeiro, saiu o segundo inventário com o objetivo de controlar as.

pirelli pzero

Ruído nos pneus? Nunca ma

Andar de carro é cada dia mais confortável, e mesmo com a constante evolução das tecnologias envolvidas, algo que vinha incomodando a indústria eram os ruídos provocados.