Como diferenciar rodas e seus aros

21 jan 2015                   0 Comentário como-diferenciar-rodas-e-seus-aros

Muitos proprietários de veículos de passeio têm dúvidas ou mesmo ignoram o que quer dizer um aro e sua numeração. Antes de definir o que é aro, vamos entender melhor do conjunto rodante como um todo, ou seja, rodas e pneus.

Composição de uma roda automotiva

 

Tala (largura) – medindo geralmente, em carros de passeio, entre 5 e 6,5 polegadas, pode ser entendida como a espessura da roda.

Distância da furação ao centro – imagine que um círculo passe pelo centro de cada um dos furos em que são inseridos os parafusos de fixação da roda. O diâmetro deste círculo corresponde à medida do PCD (sigla em inglês que significa Pitch Circle Diameter) e sua unidade de medida geralmente é em milímetros.

Número de furos – são os orifícios onde são inseridos os parafusos de fixação da roda. Podem ser 4 ou 5, dependendo do veículo.

Offset – considerando a roda cortada em pé e pela metade, essa área é onde a roda se apoia no veículo. Pode ser positivo, que é quando a roda fica mais interna ao carro, ou negativo, no caso de a roda estar mais para fora. O offset será zero quando a área de fixação corresponder exatamente à metade da roda. Como o PCD, é medido em milímetros.

Raio (aro) – medido em polegadas, trata-se do diâmetro total da roda. As medidas mais comuns, em carros de passeio, são entre 13 e 15 polegadas. Rodas com medidas acima de 16 podem precisar de adaptações no veículo para serem instaladas.

Descrevendo uma roda

 

Considerando as medidas contrapostas, teremos Aro x Largura e Número de furos x PCD, mais o offset. Portanto, uma roda com especificações 15 x 6 / 4 x 110 ET 38 é uma roda aro 15, com tala medindo 6 polegadas, 4 furos com distância em relação ao centro de 110 milímetros e offset de 38 milímetros. Não confundir com as medidas para pneus, que seguem outras especificações.

Deixe uma resposta

LEIA MAIS

manutenção de carro

Vistoria anual 2017: Data

Todos os anos, proprietários de veículos usados precisam realizar a vistoria anual do DETRAN-RJ. Os carros zero quilômetro são exceção, pois o Governo do Estado do Rio.

ipva 2017

IPVA 2017: saiba sua data

O ano novo começou, e com ele, começam também as obrigações financeiras. Taxas como IPTU, cota de incêndio, matrículas escolares e o IPVA são contas que, muitas.

motor sendo esquentado

Mito ou verdade: é precis

Os mais antigos insistem nessa prática e os mais novos já não têm tanta paciência, mas será que ainda é preciso aquecer o motor antes de andar.

Feriado 20 de Janeiro