Como diferenciar rodas e seus aros

21 jan 2015                   0 Comentário como-diferenciar-rodas-e-seus-aros

Muitos proprietários de veículos de passeio têm dúvidas ou mesmo ignoram o que quer dizer um aro e sua numeração. Antes de definir o que é aro, vamos entender melhor do conjunto rodante como um todo, ou seja, rodas e pneus.

Composição de uma roda automotiva

 

Tala (largura) – medindo geralmente, em carros de passeio, entre 5 e 6,5 polegadas, pode ser entendida como a espessura da roda.

Distância da furação ao centro – imagine que um círculo passe pelo centro de cada um dos furos em que são inseridos os parafusos de fixação da roda. O diâmetro deste círculo corresponde à medida do PCD (sigla em inglês que significa Pitch Circle Diameter) e sua unidade de medida geralmente é em milímetros.

Número de furos – são os orifícios onde são inseridos os parafusos de fixação da roda. Podem ser 4 ou 5, dependendo do veículo.

Offset – considerando a roda cortada em pé e pela metade, essa área é onde a roda se apoia no veículo. Pode ser positivo, que é quando a roda fica mais interna ao carro, ou negativo, no caso de a roda estar mais para fora. O offset será zero quando a área de fixação corresponder exatamente à metade da roda. Como o PCD, é medido em milímetros.

Raio (aro) – medido em polegadas, trata-se do diâmetro total da roda. As medidas mais comuns, em carros de passeio, são entre 13 e 15 polegadas. Rodas com medidas acima de 16 podem precisar de adaptações no veículo para serem instaladas.

Descrevendo uma roda

 

Considerando as medidas contrapostas, teremos Aro x Largura e Número de furos x PCD, mais o offset. Portanto, uma roda com especificações 15 x 6 / 4 x 110 ET 38 é uma roda aro 15, com tala medindo 6 polegadas, 4 furos com distância em relação ao centro de 110 milímetros e offset de 38 milímetros. Não confundir com as medidas para pneus, que seguem outras especificações.

Deixe uma resposta

LEIA MAIS

carros enfileirados

Quais foram os carros mai

Neste início de 2017, o Chevrolet Onix se manteve como um dos modelos mais bem-sucedidos dos últimos anos. No mês de janeiro, ele foi o carro mais.

pneu sensorial

O que é pneu sensorial?

Que a tecnologia está avançada ninguém duvida, afinal, as últimas duas décadas foram de verdadeira aceleração nas descobertas e suas aplicações no mercado automobilístico. Poucos mercados cresceram.

carro arranhado

Arranhões na lataria: sai

Imagine a seguinte cena: estacionamento de shopping ou de um grande supermercado lotado, muitas pessoas circulando com carrinhos de compras, e no final do dia, o saldo:.