Como dirigir em dias chuvosos

05 dez 2014                   0 Comentário Logo da Dinamicar Pneus

 

Chuvas e baixas temperaturas geram problemas de visibilidade e aderência em estradas. Por essa razão, é preciso atenção redobrada na hora de pegar no volante. O momento mais perigoso é quando a chuva está começando, porque a água se mistura com os resíduos no asfalto e deixa a pista escorregadia.

Pneus

Segundo Marcelo Granja, diretor de educação no trânsito do Departamento de Trânsito (Detran), o número de colisões aumenta 30% no período chuvoso, isso acontece porque os motoristas não seguem as regras mínimas de segurança impostas pelo Detran. Confira algumas dicas para dirigir em dias de chuva e evite acidentes:

Reduza a velocidade em pista molhada

 

O asfalto molhado dificulta a aderência do pneu a sua superfície. De acordo com Danilo Vasconcelos, sócio fundador da Dinamicar Pneus uma loja de pneus no Rio de Janeiro, o pneu possui tecnologia para lidar com água, no entanto, é melhor não abusar. “Os sulcos do pneu evitam a aquaplanagem, que é quando o carro “anda” sobre a água, perdendo aderência. Porém, os sulcos possuem uma capacidade relativamente baixa para escoar a água e evitar esse fenômeno, que representa tantos riscos.”

Mantenha as lanternas e os faróis baixos

 

Em períodos chuvosos é comum haver baixa visibilidade. Estando nas estradas, é importante ser visto pelos outros motoristas para evitar acidentes. Por isso, manter lanternas e faróis acesos é essencial, mas isso precisa ser feito com critério. Alguns motoristas utilizam faróis altos quando não se deve, prejudicando a visibilidade de outros motoristas.

Mantenha distancia dos veículos à frente

 

As pistas perdem aderência com a chuva e, com isso, se aumenta o tempo de frenagem. Por isso, manter distancia dos veículos é essencial para evitar acidentes.

Verifique trechos alagados antes de atravessar

 

Um dos acidentes mais comuns, principalmente nas estradas brasileiras com baixa estrutura, é o carro enguiçar por “afogamento” do motor. O ideal ao passar por um trecho alagado é verificar a altura da água. Se a água não passar da metade da roda do carro, é seguro de passar pelo local.

No período do verão as chuvas aumentam, então, previna-se e siga nossas dicas!

Deixe uma resposta

LEIA MAIS

carro arranhado

Arranhões na lataria: sai

Imagine a seguinte cena: estacionamento de shopping ou de um grande supermercado lotado, muitas pessoas circulando com carrinhos de compras, e no final do dia, o saldo:.

caixa de fusiveis

Problema com fusíveis? Re

Seu rádio parou de funcionar? O vidro elétrico também parou? Alguns componentes elétricos estão trabalhando normalmente, mas outros não? Fique tranquilo, pois pode ser um problema fácil.

direção elétrica

Direção hidráulica ou dir

Reza a lenda que ainda existem pessoas que curtem fazer um exercício na hora de manobrar o carro. Mas para quem gosta de praticidade sem precisar derramar.