Como dirigir em dias chuvosos

05 dez 2014                   0 Comentário Logo da Dinamicar Pneus

 

Chuvas e baixas temperaturas geram problemas de visibilidade e aderência em estradas. Por essa razão, é preciso atenção redobrada na hora de pegar no volante. O momento mais perigoso é quando a chuva está começando, porque a água se mistura com os resíduos no asfalto e deixa a pista escorregadia.

Pneus

Segundo Marcelo Granja, diretor de educação no trânsito do Departamento de Trânsito (Detran), o número de colisões aumenta 30% no período chuvoso, isso acontece porque os motoristas não seguem as regras mínimas de segurança impostas pelo Detran. Confira algumas dicas para dirigir em dias de chuva e evite acidentes:

Reduza a velocidade em pista molhada

 

O asfalto molhado dificulta a aderência do pneu a sua superfície. De acordo com Danilo Vasconcelos, sócio fundador da Dinamicar Pneus uma loja de pneus no Rio de Janeiro, o pneu possui tecnologia para lidar com água, no entanto, é melhor não abusar. “Os sulcos do pneu evitam a aquaplanagem, que é quando o carro “anda” sobre a água, perdendo aderência. Porém, os sulcos possuem uma capacidade relativamente baixa para escoar a água e evitar esse fenômeno, que representa tantos riscos.”

Mantenha as lanternas e os faróis baixos

 

Em períodos chuvosos é comum haver baixa visibilidade. Estando nas estradas, é importante ser visto pelos outros motoristas para evitar acidentes. Por isso, manter lanternas e faróis acesos é essencial, mas isso precisa ser feito com critério. Alguns motoristas utilizam faróis altos quando não se deve, prejudicando a visibilidade de outros motoristas.

Mantenha distancia dos veículos à frente

 

As pistas perdem aderência com a chuva e, com isso, se aumenta o tempo de frenagem. Por isso, manter distancia dos veículos é essencial para evitar acidentes.

Verifique trechos alagados antes de atravessar

 

Um dos acidentes mais comuns, principalmente nas estradas brasileiras com baixa estrutura, é o carro enguiçar por “afogamento” do motor. O ideal ao passar por um trecho alagado é verificar a altura da água. Se a água não passar da metade da roda do carro, é seguro de passar pelo local.

No período do verão as chuvas aumentam, então, previna-se e siga nossas dicas!

Deixe uma resposta

LEIA MAIS

estepe de carro

Seu estepe está pronto pa

A vistoria anual do Detran do Rio de Janeiro causa dor de cabeça em todo mundo, mas não há motivos para preocupações. Alguns itens você pode avaliar.

Citroen Cactus

Citroen C4 Cactus chega a

Apesar de muitas polêmicas e incertezas envolvendo o seu lançamento, em 2017 chega ao Brasil o Citroen Cactus. Diante de um visual extravagante que engloba desde os.

carros enfileirados

Quais foram os carros mai

Neste início de 2017, o Chevrolet Onix se manteve como um dos modelos mais bem-sucedidos dos últimos anos. No mês de janeiro, ele foi o carro mais.