Como fazer para a bateria do carro durar mais

08 jul 2015                   Comentários desativados em Como fazer para a bateria do carro durar mais Bateria automotiva

A bateria do veículo é responsável por manter em pleno funcionamento todo o sistema elétrico automotor. Cada vez mais, os automóveis estão exigindo baterias com maior autonomia devido à grande quantidade de acessórios e componentes eletrônicos instalados. Muitos motoristas não tratam a bateria com a atenção adequada, e acabam sendo pegos de surpresa quando a há falha, provocando uma pane elétrica.

Composição da bateria de um veículo

As baterias usadas nos veículos têm em sua composição placas de chumbo (polo positivo e negativo) e uma solução de ácido sulfúrico (eletrólito). Todos esses componentes ficam armazenados dentro de uma caixa plástica, onde ocorre o acúmulo de energia que irá gerar a força necessária para pôr as peças do sistema elétrico em movimento.

Componentes eletrônicos consomem bateria mesmo com o carro desligado

O motorista deve tomar cuidado com os aparelhos eletrônicos que permanecem em stand by quando o veículo está desligado, como alarme, rádio e rastreadores. Com o carro desligado, os acessórios eletrônicos puxam energia diretamente da bateria para se manter em funcionamento. O rádio e o alarme,dependendo do modelo que estiver instalado no automóvel, em um dia podem provocar a descarga total da bateria. Esquecer a iluminação interna acessa também contribui para descarregá-la.

a instalação de acessórios originais contribui para conservar a energia da bateria

Um dos principais fatores que ajudam a manter a bateria carregada e com energia armazenada suficiente para manter o sistema elétrico é instalar acessórios originais no veículo. Verificar se a bateria que está instalada no seu carro e o alternador terão energia suficiente para fornecer para os novos acessórios é uma medida preventiva que vai evitar surpresas negativas.

Antes de instalar um acessório verifique se capacidade da sua bateria é suficiente para mantê-lo

Sons potentes são os acessórios favoritos de muitos motoristas, por isso, antes de instalar sua aparelhagem de som e sair por aí ostentando em alto volume, verifique se a sua bateria tem capacidade suficiente para alimentar todo o equipamento. Os sistemas de som consomem muita energia, e pode ser necessária instalação de uma bateria com maior capacidade de armazenamento.

Sinais que demonstram desgaste na bateria

Alguns sinais podem demonstrar que está na hora de substituir a bateria. Um bom teste para identificar se a vida útil da bateria está no final, é verificar constantemente se está ocorrendo algum tipo de oscilação no barulho do motor quando a partida é dada. Outra forma de verificar a situação da peça é ligar os faróis e pisar no acelerador de frente para uma parede em um ambiente escuro (com o carro em ponto morto), com esse teste será possível verificar se está ocorrendo alguma alteração na intensidade da luz. Luzes do painel piscando, como se estivessem com mal contato também podem ser um sinal de que a bateria precisa ser substituída.

Tenha sempre um auxiliar de partida para emergências

Auxiliar de partida

Como todo componente mecânico, mesmo com todos os cuidados a bateria pode descarregar, e para você não ficar a pé na estrada tenha sempre em mãos um auxiliar de partida. Com o auxiliar de partida, você não ficará a mercê da boa vontade de outro motorista para fazer uma chupeta e pôr novamente seu veículo em movimento. Com o aparelho, você conseguirá recarregar a bateria. Com o auxílio de um cabo apropriado para o procedimento, basta ligar os pólos da bateria arriada e o problema será resolvido.

A rede Dinamicar conta com loja de pneus na Barra da Tijuca e em outras localidades. Confira os endereços de todas as lojas: http://www.dinamicarpneus.com.br/nossas-lojas/

Os comentários estão desativados.

LEIA MAIS

estepe de carro

Seu estepe está pronto pa

A vistoria anual do Detran do Rio de Janeiro causa dor de cabeça em todo mundo, mas não há motivos para preocupações. Alguns itens você pode avaliar.

Citroen Cactus

Citroen C4 Cactus chega a

Apesar de muitas polêmicas e incertezas envolvendo o seu lançamento, em 2017 chega ao Brasil o Citroen Cactus. Diante de um visual extravagante que engloba desde os.

carros enfileirados

Quais foram os carros mai

Neste início de 2017, o Chevrolet Onix se manteve como um dos modelos mais bem-sucedidos dos últimos anos. No mês de janeiro, ele foi o carro mais.