Como fazer uma ultrapassagem com segurança

09 jun 2015                   0 Comentário Ultrapassagem Correta

As ultrapassagens são manobras muito comuns no dia-a-dia no trânsito. A ultrapassagem pode parecer uma manobra simples, mas é uma das mais perigosas por envolver mais de um carro e aumento possivelmente temrário na velocidade. O ato de ultrapassar outro veículo exige muita perícia do condutor e atenção redobrada, e só é permitida em locais permitidos, onde não haja riscos para os pedestres e outros condutores.

Cuidados ao ultrapassar um veículo

Quando ocorre imperícia na manobra, as chances de ocorrências de acidentes aumenta. Caso o limite de velocidade seja insuficiente tanto para mais, quanto para menos, o motorista pode perder o controle do carro e sair da pista. Uma ultrapassagem mal feita pode gerar acidentes graves como capotamentos e colisões traseiras, laterais e frontais com outros veículos ou objetos na pista.

Antes de ultrapassar verifique se a manobra é possível

Antes de prosseguir com a manobra, verifique se há no local alguma placa indicativa que proíba ou permita a ação. Em qualquer via que contenha faixa contínua é proibida a ultrapassagem. Quando trafegar em vias com essa característica, procure o trecho tracejado para manobrar. Nas vias de mão dupla, existe o desenho da faixa contínua e da tracejada, que indica o sentido em que a ultrapassagem é permitida.

Condutas de ultrapassagem

Nunca ultrapasse pela direita ou faça uso do acostamento para uma conversão. Antes de tomar qualquer atitude no trânsito, reflita se é a melhor atitude a adotar no momento. Constatando que sim, mantenha a atenção voltada para o trafego através dos espelhos, sinalize a mudança de faixa e faça a manobra. Após concluir a conversão, retorne à faixa correta o mais rápido possível, tendo cuidado para não ultrapassar o limite de velocidade da via.

Como proceder em uma ultrapassagem

  • Utilize a seta para sinalizar que irá ultrapassar
  • Mantenha as luzes dos faróis acessas durante o dia (essa medida ajuda os outros motoristas a visualizarem melhor o seu carro)
  • Use a marcha correta para realizar a ultrapassagem
  • Verifique se a ultrapassagem é necessária e se a mesma é possível
  • Não trafegue pelo acostamento

Loja de Pneus no Rio de Janeiro

Mantenha uma distância segura do veículo à frente de pelo menos um carro. Essa atitude garante mais tempo de reflexo em casos de manobras ou freadas bruscas do motorista que estiver à frente. Além de facilitar se for necesária uma reação defensiva mais rápida. A distância segura proporciona visão completa do seu raio de ação para ultrapassagens. Visite a loja de pneus no Maracanã, uma das unidades Dinamicar Pneus, conte com os melhores profissionais e comprove nossa qualidade.

Deixe uma resposta

LEIA MAIS

carro arranhado

Arranhões na lataria: sai

Imagine a seguinte cena: estacionamento de shopping ou de um grande supermercado lotado, muitas pessoas circulando com carrinhos de compras, e no final do dia, o saldo:.

caixa de fusiveis

Problema com fusíveis? Re

Seu rádio parou de funcionar? O vidro elétrico também parou? Alguns componentes elétricos estão trabalhando normalmente, mas outros não? Fique tranquilo, pois pode ser um problema fácil.

direção elétrica

Direção hidráulica ou dir

Reza a lenda que ainda existem pessoas que curtem fazer um exercício na hora de manobrar o carro. Mas para quem gosta de praticidade sem precisar derramar.