Como funciona a barra estabilizadora e sua importância para a suspensão

06 ago 2015                   Comentários desativados em Como funciona a barra estabilizadora e sua importância para a suspensão Barra estabilizadora

A barra estabilizadora é responsável por manter a aderência e agilidade do carro ao executar uma manobra, ou quando estiver trafegando por curvas que exigem movimentos rápidos. Na ausência dessa peça, o carro fica muito macio e difícil de controlar, pois a transferência de peso entre as rodas se torna irregular.

Função da barra estabilizadora nos veículos

Na grande maioria dos veículos, a barra estabilizadora fica localizada na suspensão dianteira, em alguns modelos a barra também é encontrada na suspensão traseira. A estabilizadora tem a função de unir os dois lados da suspensão de uma maneira independente ou mesmo de um eixo rígido. A peça limita o movimento lateral do veículo em torno do seu próprio eixo longitudinal.

Limita a rolagem do carro

A barra só será exigida quando a suspensão se movimentar de forma irregular, exemplo quando o carro estiver passando sobre um quebra-molas ou executando uma curva. Essa regulagem nos movimentos é possível mediante a sua torção, quando ela limita a rolagem do carro e alivia o peso da roda interna à curva, transferindo esse peso para a parte externa da roda, gerando um equilíbrio.

Manutenção da barra estabilizadora

A estabilizadora é uma barra de ferro envergada, e normalmente não apresenta defeito. Em suas pontas existem buchas, componentes em que podem ocorrer desgaste e necessidade de substituição. Essas buchas são responsáveis por fixar a barra no chassi e na suspensão do veículo. Quando as buchas desgastam, é possível ouvir o barulho de atrito de ferro quando o carro passa por cima de algum buraco ou lombada.

Loja de pneus no Rio de Janeiro

Quando for fazer a revisão da suspensão do veículo, aproveite para conferir o estado das bieletas. Caso essas peças estejam em más condições podem interferir diretamente no desempenho da barra estabilizadora. Caso você sinta que o carro está girando muito a carroceria quando executa uma curva, procure imediatamente uma oficina, a barra estabilizadora do seu veículo pode estar com problemas de fixação ou até mesmo avariada.

A rede Dinamicar conta com loja de pneus na Barra da Tijuca e em outras localidades. Confira os endereços de todas as lojas: http://www.dinamicarpneus.com.br/nossas-lojas

Os comentários estão desativados.

LEIA MAIS

carros enfileirados

Quais foram os carros mai

Neste início de 2017, o Chevrolet Onix se manteve como um dos modelos mais bem-sucedidos dos últimos anos. No mês de janeiro, ele foi o carro mais.

pneu sensorial

O que é pneu sensorial?

Que a tecnologia está avançada ninguém duvida, afinal, as últimas duas décadas foram de verdadeira aceleração nas descobertas e suas aplicações no mercado automobilístico. Poucos mercados cresceram.

carro arranhado

Arranhões na lataria: sai

Imagine a seguinte cena: estacionamento de shopping ou de um grande supermercado lotado, muitas pessoas circulando com carrinhos de compras, e no final do dia, o saldo:.