Como funciona o motor de arranque

16 abr 2015                   0 Comentário Motor de arranque

A função do motor de arranque ou de partida, como também é chamado, é colocar em funcionamento o motor de combustão do automóvel até que ele tenha condição de funcionar sozinho, ou seja, ter força para fazer o carro andar.

Ele é elétrico e funciona com a ajuda da bateria, que transforma a energia elétrica em mecânica, impulsionando o motor, e garantindo um torque inicial elevado. Isso acontece porque com o carro parado há resistência ao movimento, devido à compressão de alguns acessórios do motor de combustão do veículo.

Manutenção e cuidados com o Motor de Arranque

No geral, o motor de arranque tem vida longa, afinal, passa a maior parte do tempo desligado, funcionando apenas na hora da partida. Por outro lado, é o maior consumidor de bateria, pois opera sem a ajuda do alternador.

É importante tomar alguns cuidados, como na hora da partida não esquecer de voltar a chave à posição inicial e nem usar força, caso o carro não dê a partida. Após a primeira tentativa, só faça uma segunda pelo menos 10 segundos depois. Outro cuidado é evitar acionar a chave quando o motor estiver ligado, pois isso pode gerar danos a todo conjunto, devido à rotação em excesso.

Características do motor de arranque

  • Transforma energia elétrica em mecânica
  • Produz movimento de rotação
  • Gera torque inicial para vencer o atrito interno do motor à combustão
  • Funciona com corrente continuada

Como identificar defeitos no Motor de Arranque

Caso o motor não pegue na hora da partida, deve-se verificar a bobina, combustível, ignição e todos os acessórios da linha de combustível e ignição do carro, pois esses são os componentes que mais apresentam problemas. O mais importante aqui é detectar onde está o defeito.

A maioria dos problemas em relação ao motor de arranque são causados por agentes externos ou de uso inadequado por parte dos condutores. É bom lembrar que a troca do motor de arranque pode ser feita por um de outra marca, mas seus componentes internos só podem ser substituídos por peças do mesmo fabricante.

Faça manutenção do motor de seu carro no Rio de Janeiro

É importante fazer a manutenção e a revisão do veículo sempre dentro dos prazos determinados e recomendados pelos fabricantes. A Dinamicar Pneus na Barra da Tijuca conta com uma equipe pronta para realizar os serviços de manutenção, alinhamento, balanceamento e troca de óleo de seu carro.

Além disso, a Dinamicar Pneus é a maior rede de lojas de pneus especializada no Rio de Janeiro. Acesse o site Dinamicar Pneus, e para maiores informações sobre manutenção veicular no Rio de Janeiro.

Deixe uma resposta

LEIA MAIS

manutenção de carro

Vistoria anual 2017: Data

Todos os anos, proprietários de veículos usados precisam realizar a vistoria anual do DETRAN-RJ. Os carros zero quilômetro são exceção, pois o Governo do Estado do Rio.

ipva 2017

IPVA 2017: saiba sua data

O ano novo começou, e com ele, começam também as obrigações financeiras. Taxas como IPTU, cota de incêndio, matrículas escolares e o IPVA são contas que, muitas.

motor sendo esquentado

Mito ou verdade: é precis

Os mais antigos insistem nessa prática e os mais novos já não têm tanta paciência, mas será que ainda é preciso aquecer o motor antes de andar.