Como funciona um motor turbo

29 mai 2015                   0 Comentário Motor turbo

Os carros turbinados são sinônimo de alta potência e desempenho. A instalação do turbocompressor proporciona um maior rendimento do automóvel, sem a necessidade de aumentar o tamanho do motor. Esse aumento de performance deve-se ao motor melhorar a captação de ar em seus cilindros, através do rendimento volumétrico.

Componentes do turbocompressor

O turbocompressor trabalha com dois rotores internos nas suas câmaras projetadas em formato de caracol. Ambas as peças são interligadas por um eixo que gira simultaneamente e em velocidade constante. Esses rotores são divididos em duas partes, parte quente e fria, a primeira é ligada no escapamento, enquanto o segundo é acoplado na admissão.

Funcionamento do motor turbo

O escapamento é uma potente fonte de energia, por ser através dele que os gases de combustão do motor são expelidos. A energia cinética gerada por esses gases que irá impulsionar os rotores do turbo. O ar pressionado para dentro dos cilindros é que gera mais força e torque para o motor.

A instalação do turbocompressor aumenta o rendimento do veículo

Com a intenção de aumentar ainda mais a potência do veículo, alguns modelos de turbocompressor são equipados com intercooler, equipamento responsável por resfriar e diminuir o volume de ar que já foi pressionado pelo turbocompressor. A instalação dessa peça proporciona uma maior explosão dentro dos cilindros, resultando em um maior desempenho.

Loja de pneus no Rio de Janeiro

Além de ser um acessório que incrementa o desempenho do seu veiculo, a instalação do turbocompressor pode significar uma grande economia de combustível. O consumo de combustível de um carro com sistema turbo instalado é cerca de 10% mais baixo, se comparado ao consumo do motor aspirado. Na Dinamicar Pneus você encontra tudo o que seu carro precisa para estar com a manutenção sempre em dia. Visite a loja de pneus em Nova Iguaçu, uma das nossas 7 lojas, e comprove nossa qualidade.

Deixe uma resposta

LEIA MAIS

manutenção de carro

Vistoria anual 2017: Data

Todos os anos, proprietários de veículos usados precisam realizar a vistoria anual do DETRAN-RJ. Os carros zero quilômetro são exceção, pois o Governo do Estado do Rio.

ipva 2017

IPVA 2017: saiba sua data

O ano novo começou, e com ele, começam também as obrigações financeiras. Taxas como IPTU, cota de incêndio, matrículas escolares e o IPVA são contas que, muitas.

motor sendo esquentado

Mito ou verdade: é precis

Os mais antigos insistem nessa prática e os mais novos já não têm tanta paciência, mas será que ainda é preciso aquecer o motor antes de andar.