Como funciona o sistema de vidros elétricos

19 mai 2015                   0 Comentário Vidro elétrico

O sistema de vidros elétricos é um grande facilitador para o motorista na hora de acionar os vidros do automóvel. Antigamente, era necessário um grande esforço para girar a manivela até colocar o vidro na posição desejada, hoje substituído apenas por um toque em um botão.

Toda essa facilidade no acionamento dos vidros somente é possível porque internamente na porta existe uma peça chamada de máquina do vidro que funciona com o auxílio de um motor, responsável por fazer os movimentos de subida e descida dos vidros. O motor fica estrategicamente posicionado a uma engrenagem no formato helicoidal e outras engrenagens dentadas.

Todo esse conjunto de engrenagens possibilita a força necessária para levantar os vidros, e, além dessa função, as peças são responsáveis também por deixar os vidros estabilizados e nivelados. O sistema de vidros elétricos fornece a segurança necessária para evitar que o vidro caia ou desça, caso seja forçado, evitando que o carro seja invadido ou furtado.

O deslocamento das janelas só ocorre mediante o acionamento dos botões no interior do veiculo, por isso a engrenagem helicoidal possui um sistema de autotravamento, em que uma rosca encaixada na engrenagem pode girá-la, mas sem poder fazer a ação inversa. A fricção entre os dentes da engrenagem faz com que a mesma trave.

Cuidados com os vidros elétricos

Subir e descer o vidro várias vezes seguidas pode sobrecarregar o motor da máquina do vidro e travar todo o sistema. Evite deixar pressionar os botões de acionamento por um longo período de tempo ou que crianças brinquem com o dispositivo.

Manutenção periódica

Devido ao tempo de uso e exposição ao sol, chuva e poluição, os vidros podem começar a apresentar dificuldades para subir e descer. Quando isso acontece é um sinal de que as canaletas flocadas que dão sustentação ao vidro podem estar ressecadas ou com acúmulo de sujeira. Esses fatores aumentam a resistência do vidro na descida, dando a sensação de um deslocamento pesado.

Para evitar que os vidros deixem de funcionar corretamente, adicione periodicamente à canaleta dos vidros um lubrificante à base de silicone. Essa aplicação deve ser feita pelo menos a cada seis meses. Injetar ar na chave elétrica principal do sistema também irá ajudar na movimentação correta das janelas.

Quando a máquina do vidro deve ser substituída

Máquina do vidro elétrico

Em média, após sete anos de uso do automóvel podem começar a aparecer algumas falhas na máquina do vidro. Estalos e ruídos poderão ser percebidos e nem sempre a lubrificação dos cabos e roldanas resolve o problema. Os problemas mais comuns ocorrem no motor, no suporte de plástico ou cabos de aço. Nos primeiros sinais de problema, procure uma oficina especializada para fazer uma avaliação profissional.

Loja de Pneus no Rio de Janeiro

Existem dois modelos de máquinas do vidro, as que são movidas a cabo de aço (mais comum encontrada no mercado), e as com engrenagem de dentes de ferro. A primeira tem um a vida útil menor, pois os cabos de aço costumam desfiar com o passar do tempo até romperem. No segundo modelo pode ocorrer a quebra dos dentes de ferro devido ao uso prolongado, entretanto, esse tipo de máquina de vidro possui maior durabilidade.

A Dinamicar Pneus conta com uma equipe de profissionais especializados na manutenção de todos os modelos e marcas de veículos. Visite a nossa unidade, a loja de pneus no Recreio dos Bandeirantes da Dinamicar Pneus, e comprove a qualidade dos nossos serviços.

Deixe uma resposta

LEIA MAIS

caminhão emitindo fumaça

Confira novidades sobre e

A preocupação com o clima é levada cada dia mais a sério. Aqui no Rio de Janeiro, saiu o segundo inventário com o objetivo de controlar as.

pirelli pzero

Ruído nos pneus? Nunca ma

Andar de carro é cada dia mais confortável, e mesmo com a constante evolução das tecnologias envolvidas, algo que vinha incomodando a indústria eram os ruídos provocados.

Nissan kicks

Nissan Kicks: o que esper

Nesse mercado de SUV que se desenvolve todos os anos no Brasil, a Nissan, que tem tradição em carros de alto padrão de qualidade, está trazendo o.