Como funcionam os airbags

09 abr 2015                   0 Comentário Airbag

O Airbag é um item de segurança fundamental para a preservação da vida dos passageiros e motoristas. De acordo com pesquisa realizada pelo Centro de Estudos Automotivos (CESVI), 3.426 vidas poderiam ter sido poupadas entre 2001 e 2007 se estivessem em um veículo com o dispositivo instalado.

O uso do equipamento salvou a vida de 490 pessoas no período entre janeiro e agosto de 2010. Há alguns anos, o item era considerado opcional de luxo para alguns modelos, mas prezando a segurança do condutor e dos passageiros alguns fabricantes de veículos já estão fornecendo o equipamento inclusive nos carros populares.

Como o air-bag é acionado

Airbag

O air-bag é responsável por amenizar o impacto da batida sentido pelo condutor e passageiros, evitando que os ocupantes do veículo sofram lesões ocasionadas pela colisão com as peças internas do veículo, como painel, volante e para-brisas. O airbag salva vidas quando é usado em conjunto com o cinto de segurança.

Sensores de velocidade são responsáveis pelo acionamento do equipamento de segurança, acionados a partir de uma desaceleração brusca com envio através destes sensores de informação para a unidade de controle eletrônico, que aciona o injetor de gás, inflando as bolsas.

Processo de enchimento das bolsas do airbag

A partir dos sinais elétricos emitidos pelos sensores de velocidade, a unidade de controle eletrônico começa uma reação química entre nitrato de potássio e nitreto de sódio. A união desses compostos gera uma oxidação, que dá origem ao nitrogênio. O gás se expande a uma velocidade de aproximadamente 300 quilômetros por hora, inflando a bolsa em menos de um segundo.

Mesmo protegendo de lesões mais graves o airbag pode causar ferimentos

O airbag protege os ocupantes do veiculo de lesões fatais, mas alguns ferimentos leves podem não ser evitados. Mesmo inflando no tempo certo da colisão, não deixa de ocorrer um impacto entre a bolsa e o corpo dos passageiros, por isso são comuns a ocorrência pelo atrito com a pele, queimaduras e hematomas.

Para minimizar as lesões algumas montadoras criaram um equipamento inteligente que infla as bolsas de acordo com o peso dos ocupantes do veiculo, diminuindo o choque. Outra medida adotada para diminuir o impacto, foi colocar o encaixe da tampa do compartimento da bolsa para a parte superior, evitando que a mesma seja arremessada contra o passageiro

Loja de Pneus no Rio de Janeiro

O air-bag só funciona uma vez, e após acionado deve ser feita a substituição completa do conjunto, o que também pode implicar na troca de outras peças do painel e do volante. Na Dinamicar Pneus Campo Grande você conta com uma equipe especializada em manutenção automotiva que oferece o melhor atendimento do Rio de Janeiro.

Deixe uma resposta

LEIA MAIS

caminhão emitindo fumaça

Confira novidades sobre e

A preocupação com o clima é levada cada dia mais a sério. Aqui no Rio de Janeiro, saiu o segundo inventário com o objetivo de controlar as.

pirelli pzero

Ruído nos pneus? Nunca ma

Andar de carro é cada dia mais confortável, e mesmo com a constante evolução das tecnologias envolvidas, algo que vinha incomodando a indústria eram os ruídos provocados.

Nissan kicks

Nissan Kicks: o que esper

Nesse mercado de SUV que se desenvolve todos os anos no Brasil, a Nissan, que tem tradição em carros de alto padrão de qualidade, está trazendo o.