Saiba como identificar o desgaste dos pneus através da banda de rodagem

21 ago 2015                   Comentários desativados em Saiba como identificar o desgaste dos pneus através da banda de rodagem Indicador TWI

Os pneus são responsáveis por manter a aderência do carro no solo e auxiliar na frenagem. Sendo um dos componentes de segurança mais importantes do automóvel, o motorista precisa observar periodicamente as condições do mesmo. Trafegar com pneus em más condições representa um grande perigo tanto para os motoristas quanto para os passageiros, ao acionar o freio do automóvel com pneus em condições precárias, pode ocorrer o efeito de derrapagem e até uma colisão. O perigo dobra em dias chuvosos, em que o veículo pode aquaplanar na pista.

Desgaste máximo permitido nos pneus

É bem simples saber o momento correto para trocar os pneus, essa informação pode ser encontrada no próprio componente. Existe uma marcação que indica o desgaste máximo permitido pelo Código Nacional de Trânsito. Essa determinação indica que a profundidade mínima dos sulcos dos pneus não podem ultrapassar a profundidade de 1,6 mm. Essa medida é feita da base do sulco até a parte externa da banda de rodagem.

Função dos sulcos dos pneus

O pneu deve estar com os sulcos em bom estado para eliminar com eficácia as películas de água que se acumulam sobre a banda de rodagem, permitindo que o motorista tenha maior controle do veículo. Quando esses sulcos estão abaixo do limite permitido o pneu tem dificuldade para expelir as impurezas e a água acumulada na pista.

Indicador TWI

Para auxiliar nessa medição, os pneus contam com um indicador chamado TWI (Tread Wear Indicator), que em tradução livre para o português significa indicador de pegada. O indicador TWI é uma pequena saliência entre os sulcos dos pneus que serve de parâmetro para identificação do nível de desgaste. Quanto maior for o desgaste da banda de rodagem, menor será a profundidade dos sulcos e o indicador TWI irá ficar mais próximo da superfície indicando que chegou a hora de substituir o pneu.

Identificação de desgaste no ombro lateral do pneu

Outra opção para identificar o desgaste do pneu é através de um pequena gravação no formato de um triângulo, localizada no ombro lateral do pneu. Esse triângulo indica o desgaste máximo permitido.

Loja de pneus no Rio de Janeiro

Manter a suspensão com a revisão sempre em dia, e o carro alinhado e balanceado contribui para que os pneus sofram menos desgaste. Não espere para fazer a troca dos pneus em condições ruins, trafegar nessas condições representa um grande risco para todos os ocupantes do carro.

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