Como identificar problemas na embreagem

04 nov 2015                   Comentários desativados em Como identificar problemas na embreagem Embreagem automotiva

A embreagem é uma das peças mais importantes, afinal, é ela quem permite a evolução em velocidade do carro. Sem a embreagem, não haveria a possibilidade de trocar as marchas, de frear sem apagar o motor e não teria como ter uma saída suave quando o carro está parado. O motor tem muito mais força na saída da inércia, e é a embreagem quem controla essa potência em relação à tração e ao torque.
Quando esse mecanismo falha, é possível identificar com alguma facilidade. Afinal, as marchas passam a não serem trocadas com facilidade, já que o mecanismo serve como intermediário entre o motor e o câmbio. Nos sistemas manuais, para a troca ser efetuada, é preciso que haja o desengate do motor ao câmbio que é promovido pela embreagem.
Outra questão muito importante em relação ao componente é quando a embreagem passa a deslizar. Nesse caso, o mecanismo passa a não engatar motor e câmbio de maneira eficiente e o que ocorre é o acionamento do acelerador sem resposta do motor. O motorista acelera, o motor sobe o giro de maneira repentina e não há a tração necessária para movimentar o carro. Nesse momento, em alguns carros, principalmente os que possuem cabos de embreagem, o pedal tende a ficar mais baixo, e, se nada for feito, perderá suas funções.
O desgaste da embreagem também tem outro sintoma. Ao soltar o pedal, o motorista sente vibração, até o momento em que for totalmente desengatada. Esse é um indicativo de disco de embreagem empenado, sendo necessária a troca. Problemas na embreagem são detectáveis com facilidade, uma vez que o contato do disco causa cheiro de queimado.

Como evitar danos precoces ao sistema de embreagem

Um dos métodos mais eficazes é evitar o uso do equipamento. Muitos motoristas têm o hábito de acionar a embreagem para frear, mesmo em velocidade. Quando isso é feito, o disco é acionado em velocidade, aumentado seu desgaste. Da mesma maneira, o uso de peso excessivo no automóvel causa desgaste maior do sistema. Procure respeitar o limite de peso para o uso do carro.
O mais comum dos erros cometidos pelos motoristas é, sem dúvida, o repouso dos pés nos pedais enquanto o carro está em movimento. Ao repousar o pé sobre o pedal, ele está, mesmo sem querer, acionando o sistema de maneira inadequada. Evite isso. É mais seguro e eficaz para todo o sistema, inclusive reduzindo o gasto de combustível.

Na Dinamicar Pneus seu carro recebe os cuidados necessários

A Dinamicar Pneus é uma empresa comprometida com a manutenção do seu automóvel e oferece além dos serviços relacionados a pneus, outros que permitem que seu carro esteja sempre pronto para passeios, viagens e trabalho. Passe em uma de nossas lojas e confira a nossa infraestrutura e os nossos serviços especializados.

Os comentários estão desativados.

LEIA MAIS

estepe de carro

Seu estepe está pronto pa

A vistoria anual do Detran do Rio de Janeiro causa dor de cabeça em todo mundo, mas não há motivos para preocupações. Alguns itens você pode avaliar.

Citroen Cactus

Citroen C4 Cactus chega a

Apesar de muitas polêmicas e incertezas envolvendo o seu lançamento, em 2017 chega ao Brasil o Citroen Cactus. Diante de um visual extravagante que engloba desde os.

carros enfileirados

Quais foram os carros mai

Neste início de 2017, o Chevrolet Onix se manteve como um dos modelos mais bem-sucedidos dos últimos anos. No mês de janeiro, ele foi o carro mais.