Como lavar um carro perfeitamente

04 set 2013                   5 Comentários Logo da Dinamicar Pneus

Lavando carro corretamente

Foto: Reprodução/Internet


 
Estamos naquela estação seca em que nunca chove e, para piorar, a poeira aumenta. Uma tarefa um tanto chata se torna lei em todo o fim de semana: Lavar o carro. Para alguns, pode parecer fácil, afinal é só água e sabão, certo? ERRADO. É preciso levar em consideração uma série de fatores para que o seu carro seja notado nas ruas pelo brilho e limpeza e não pela sujeira. Vamos conhecer algumas dicas?

Dicas para lavar seu carro

 
Não serve qualquer lugar: É um domingão de sol e enquanto a patroa prepara o almoço, você resolve lavar o carro. Antes de manobrar o seu carro para o sol, pare e vá para um local de sombra. Acontece que com o excesso de calor batendo na lataria do seu carro, o sabão seca mais rápido e vai manchar a pintura. Para começar a lavar o carro, separe dois baldes, sabão neutro, duas esponjas, panos macios que não soltem fios ou aqueles de microfibra, pincel e cera em pasta.
 
Tudo a seu tempo: Como qualquer processo de limpeza, lavar o carro exige paciência, não ache que dá para fazer tudo de uma vez. Comece lavando de cima para baixo e por partes. Dilua o sabão neutro (ou shampoo especial para carros) na água até formar bastante espuma. Se afaste do detergente na hora de lavar o carro, pois esse produto vai manchar a pintura. E após a limpeza, use um pano para secar tudo.
 
Rodas e seus detalhes: O pano que você usou para limpar o carro, não poderá ser usado para limpar as rodas e vice-versa. O pneu fica limpo só de esfregar a escova com sabão. Na calota, o ideal é usar um pincel ou escova com cerdas macias para não arranhar. E se você deseja aquele brilho especial nos pneus, existem produtos conhecidos como ‘pretinho’. Na falta do produto, aí vai uma receita caseira: misture glicerina (100 ml), álcool (50 ml) e água (50 ml). Passe no pneu com o auxílio de uma escova e veja o como os seus pneus ficarão ótimos.
 
Interior impecável: No painel, um pano úmido com água já basta para a limpeza. Quanto aos tapetes, retire-os e passe o aspirador. Se estiver com lama, use a esponja com sabão para limpar do lado de fora e deixe secar na sombra. Nos bancos, o aspirador de pó é mestre para tirar migalhas e poeiras das brechas. Em alguns estofados, será necessário passar uma escova seca para limpar.
 
Proteção extra: Se você é daqueles que trata o carro como uma parte de você, a cera vai realmente proteger o seu carro e é ideal para ser passada após a lavagem. A cera em pasta é a verdadeira “mão na roda”, pois além de proteger a pintura, na próxima lavagem ela vai facilitar a remoção da sujeira. Na hora de aplicar, passe em movimentos circulares e depois com outro pano, para dar brilho.
 
Uma utilidade para o jornal: Um pano macio umedecido com água (ou limpa-vidros) já é o suficiente. Se o vidro traseiro tiver o desembaçador, passe o pano devagar para não estragar e só use água. E é agora que o jornal entra: ao usá-lo para secar os vidros, suas mãos ficam pretas, mas o vidro vai ficar brilhando! Gostou das dicas? Conta pra gente!

5 respostas para “Como lavar um carro perfeitamente”

  1. Tulio disse:

    Compartilhado. Obrigado.

Deixe uma resposta

LEIA MAIS

freio muito quente

Freio: tambor ou disco na

Com o desenvolvimento da indústria, o que parecia um tanto quanto óbvio mas ainda não era colocado em prática passou a ser trazido à realidade. Foi o.

caminhão emitindo fumaça

Confira novidades sobre e

A preocupação com o clima é levada cada dia mais a sério. Aqui no Rio de Janeiro, saiu o segundo inventário com o objetivo de controlar as.

pirelli pzero

Ruído nos pneus? Nunca ma

Andar de carro é cada dia mais confortável, e mesmo com a constante evolução das tecnologias envolvidas, algo que vinha incomodando a indústria eram os ruídos provocados.