Como proceder ao passar por um alagamento

06 jan 2015                   0 Comentário Logo da Dinamicar Pneus

 

Verão é tempo de chuvas inesperadas e consequentemente alagamentos em vários pontos, e como ninguém está livre deles, alguns cuidados com seu veículo são importantes após atravessar um alagamento.

O melhor é evitar, mas caso não seja possível e o motorista precise enfrentar um alagamento, procure uma oficina para fazer uma verificação o quanto antes. Nós da Dinamicar Pneus revendedora de pneus no Rio de Janeiro vamos dar umas dicas de como proceder após atravessar um alagamento.

Cuidados em alagamentos

Os equipamentos do veículo que mais preocupam

 

Filtro de ar

 

O filtro de ar é um dos itens mais vulneráveis, pois, quando passa por um alagamento ele pode acumular folhas ou barro, com risco de entrar água no sistema. Acontecendo isso, o filtro deve ser retirado, enxugado e/ou trocado

Quanto ao óleo

 

Se ao puxar a vareta de óleo você notar uma textura ou aparência cremosa, é muito provável que tenha entrado água no sistema. E para evitar riscos maiores ao motor, o melhor é levar o carro a uma oficina para fazer uma troca do óleo.

O que acontece com as correias

 

As correias podem sofrer alguns danos. Elas podem apresentar ruídos acima do normal; alguns sinais de ressecamento; e trazer risco de completo rompimento. Ao perceber alguns desses sinais, procure uma oficina para verificar.

A parte elétrica do veículo

 

Na parte elétrica os cuidados devem ser com os curtos-circuitos, principalmente em alguns itens da parte funcional do motor, como as lâmpadas e a buzina. Mas é bom que se faça uma verificação em todo componente elétrico do motor.

Analise a parte de baixo do motor

 

Dar uma verificada na parte de baixo do motor de seu veículo é muito útil, pois ao atravessar uma área alagada, pode ficar retidos lixo e outros objetos, por isso uma checada pode fazer a diferença.

O câmbio do veículo

 

Em alguns veículos, o câmbio tem uma abertura próxima à embreagem, e por essa abertura pode entrar água, o que pode fazer a embreagem patinar por algum tempo.

Pode ser o início de uma corrosão

 

Depois de passar por uma enchente, é sempre bom observar detalhadamente e verificar se há água acumulada em alguns cantos do veículo e principalmente nos contornos da carroceria. O acúmulo de água pode causar desgaste e dar início a uma corrosão.

O melhor lugar para cuidar de seu veículo, com os melhores especialistas é a Dinamicar Pneus. Que além das melhores marcas de pneus, traz um serviço completo para deixar seu carro em estado perfeito, passe em uma de nossas lojas!

Deixe uma resposta

LEIA MAIS

manutenção de carro

Vistoria anual 2017: Data

Todos os anos, proprietários de veículos usados precisam realizar a vistoria anual do DETRAN-RJ. Os carros zero quilômetro são exceção, pois o Governo do Estado do Rio.

ipva 2017

IPVA 2017: saiba sua data

O ano novo começou, e com ele, começam também as obrigações financeiras. Taxas como IPTU, cota de incêndio, matrículas escolares e o IPVA são contas que, muitas.

motor sendo esquentado

Mito ou verdade: é precis

Os mais antigos insistem nessa prática e os mais novos já não têm tanta paciência, mas será que ainda é preciso aquecer o motor antes de andar.

Feriado 20 de Janeiro