Como proceder em caso de superaquecimento do motor?

03 ago 2013                   2 Comentários Logo da Dinamicar Pneus
O que fazer como motor superaquecido?

Imagem: Reprodução/Internet


 
Uma viagem tranquila é aquela em que você sai de sua casa e chega ao destino sem quaisquer problemas de ordem mecânica, ou ainda alheias à sua vontade, como, por exemplo, incidentes no caminho. Entretanto, como toda máquina, o carro pode apresentar problemas de ordem mecânica e o motorista deve estar muito preparado para se safar. Além disso, é fundamental conhecer alguns procedimentos para evitar agravamentos, como é o caso do problema de superaquecimento.
 
Este problema é mais comum do que muitos motoristas pensam e pode atingir carros novos inclusive. É bem mais difícil, afinal, o sistema quando novo é bastante confiável. Nos carros mais antigos com evidente desgaste em mangueiras, ferrugem em partes metálicas, a situação se agrava e, principalmente no verão, ocorrem os principais danos ao sistema de arrefecimento. A conservação do seu motor passa por isso.
 

Como agir em caso de superaquecimento:

 

  • Olhar sempre para os instrumentos no painel, esta é a primeira dica para se evitar problemas com o arrefecimento. Ao menor sinal de elevação do ponteiro de temperatura, pare o carro. Lembre-se que, em carros com marcador analógico, o ponteiro deve estar parado ao centro.
  •  

  • Verifique se a ventoinha está acionada. O cebolão, que é um termostato, pode ter se estragado, o que impede o acionamento do ventilador. Conservar e observar a parte elétrica são fundamentais.
  •  

  • Atualmente, existem carros que não possuem marcação de temperatura, mas quando há superaquecimento, uma luz de alerta se acende no painel. Fique de olho! Modelos com o Honda Fit e o Ford KA são exemplos disso.
  •  

  • Após parar o carro que está aquecendo, jamais abra a tampa do reservatório de água! Há risco gigantesco dessa água provocar queimaduras sérias.
  •  

  • Se você estiver na estrada, só o reboque pode lhe salvar. Superaquecimento não é passível de solução com adaptações, sob risco de agravar o problema.
  •  

  • Caso esteja no meio do caminho, mas em área urbana. Espero o carro esfriar e veja se há algum vazamento de água em mangueiras. Esse é o problema mais simples e passível de solução imediata, principalmente se o motorista tiver algum conhecimento de como substituir esta mangueira.
  •  

  • Se por ventura o problema for causado por rompimento da lateral do radiador, o carro deverá ser rebocado, da mesma forma se o problema for a parada da bomba d’água. Neste caso, mesmo que se encontre um mecânico disposto a mexer no seu carro no meio da rua, será necessária a remoção da peça para conserto ou troca.
  •  

  • O pior dos cenários é, sem dúvidas, o aquecimento sem motivo aparente. Ou seja, você abre o capô e não encontra qualquer problema ou evidência que motive o aquecimento. O que pode estar acontecendo é a entrada a água em partes do motor, o que faz com que ela evapore e simplesmente suma. Ou pior, a junta do cabeçote do motor pode ter queimado o que causa mistura de água e óleo e provoca superaquecimento. Mas se acalme isto só acontece em caso de persistência no uso após detecção do problema.
  •  

    Aprender noções básicas de mecânica evita problemas maiores

     
    Ao começar a dirigir, são poucos os motoristas que têm conhecimento básico da técnica automotiva. Isto não chega a ser um pré-requisito para ser bom motorista, mas, certamente, evita que problemas maiores aconteçam. O superaquecimento é um dos problemas que mais danificam motores inutilizando o automóvel. Procure entender como funcionam os mecanismos do seu carro e se precisar de ajuda, venha para a Dinamicar Pneus.

    2 respostas para “Como proceder em caso de superaquecimento do motor?”

    1. tenho um honda fit 2004 esta com super aquecimento na válvula termostática do motor já levei no mecânico e nada, comprei maqueira nova e continua aquecendo e acendendo a luz de temperatura quando esquenta

    Deixe uma resposta

    LEIA MAIS

    carros enfileirados

    Quais foram os carros mai

    Neste início de 2017, o Chevrolet Onix se manteve como um dos modelos mais bem-sucedidos dos últimos anos. No mês de janeiro, ele foi o carro mais.

    pneu sensorial

    O que é pneu sensorial?

    Que a tecnologia está avançada ninguém duvida, afinal, as últimas duas décadas foram de verdadeira aceleração nas descobertas e suas aplicações no mercado automobilístico. Poucos mercados cresceram.

    carro arranhado

    Arranhões na lataria: sai

    Imagine a seguinte cena: estacionamento de shopping ou de um grande supermercado lotado, muitas pessoas circulando com carrinhos de compras, e no final do dia, o saldo:.