Como saber quando é preciso fazer alinhamento e balanceamento

15 jul 2015                   Comentários desativados em Como saber quando é preciso fazer alinhamento e balanceamento Alinhamento

Os serviços de alinhamento e balanceamento geram muitas dúvidas nos motoristas, que acham que os dois procedimentos funcionam como um só. Na verdade um é complemento do outro, por isso, neste artigo iremos mostrar a diferença dos dois serviços, além de explicar quando é a hora correta de fazer a manutenção.

Alinhamento

O alinhamento é um serviço fundamental para manter o veículo sempre estabilizado, e tem como função ajustar o ângulo das rodas, mantendo-as perpendiculares e simétricas. O principal sinal de que o carro necessita de alinhamento é quando a direção começa a puxar para a direita ou para a esquerda ao soltar o volante por alguns segundos.

Balanceamento

Balanceamento

O serviço de balanceamento diminui as vibrações sentidas pelo motorista no volante, no piso do carro e no painel de instrumentos. Vibrações sentidas nos assentos também podem ser um sinal de que o veículo necessita de balanceamento. No serviço são usados pesos de chumbo para equilibrar o desgaste dos pneus. Conforme o pneu é usado, ocorre o desgaste da borracha, ocorrendo um desequilíbrio entre as rodas.

O problema também pode começar nas rodas traseiras

Os sinais de que o veículo precisa de alinhamento e balanceamento ficam mais evidentes em velocidades acima de 50 km/h. Não é muito frequente, mas o problema pode começar também pelas rodas traseiras, nesse caso o motorista poderá perceber barulhos vindos da parte traseira da carroceria.

Manutenção periódica

É recomendado que seja feita uma verificação de alinhamento e balanceamento a cada 10 ou 15 mil quilômetros rodados. Caso o veículo esteja se comportando de maneira normal, não é necessário que seja feita a verificação.

Quando fazer o alinhamento

    • Sempre que os pneus forem trocados
    • Quando os pneus estiverem desgastados na banda de rodagem ou escamados
    • Quando um pneu apresentar maior desgaste que o outro
    • Forte trepidação nas rodas dianteiras
    • Ao sentir fortes vibrações no carro
    • Dificuldade para virar o volante
    • Carro puxando para um lado ao largar o volante
    • Carro puxando para ao lado quando o freio é acionado
    • A cada 5.000 km quando for feito o rodízio dos pneus

Loja de pneus no Rio de Janeiro

Na Dinamicar Pneus você conta com os equipamentos mais modernos para serviços de alinhamento e balanceamento. Aos primeiros sinais, procure imediatamente uma oficina para que o problema não se agrave. Já conhece nossa loja de pneus em Campo Grande? Confira todos nossos endereços no Rio de Janeiro: http://www.dinamicarpneus.com.br/nossas-lojas/

Os comentários estão desativados.

LEIA MAIS

caminhão emitindo fumaça

Confira novidades sobre e

A preocupação com o clima é levada cada dia mais a sério. Aqui no Rio de Janeiro, saiu o segundo inventário com o objetivo de controlar as.

pirelli pzero

Ruído nos pneus? Nunca ma

Andar de carro é cada dia mais confortável, e mesmo com a constante evolução das tecnologias envolvidas, algo que vinha incomodando a indústria eram os ruídos provocados.

Nissan kicks

Nissan Kicks: o que esper

Nesse mercado de SUV que se desenvolve todos os anos no Brasil, a Nissan, que tem tradição em carros de alto padrão de qualidade, está trazendo o.