Como saber quando é preciso fazer alinhamento e balanceamento

15 jul 2015                   Comentários desativados em Como saber quando é preciso fazer alinhamento e balanceamento Alinhamento

Os serviços de alinhamento e balanceamento geram muitas dúvidas nos motoristas, que acham que os dois procedimentos funcionam como um só. Na verdade um é complemento do outro, por isso, neste artigo iremos mostrar a diferença dos dois serviços, além de explicar quando é a hora correta de fazer a manutenção.

Alinhamento

O alinhamento é um serviço fundamental para manter o veículo sempre estabilizado, e tem como função ajustar o ângulo das rodas, mantendo-as perpendiculares e simétricas. O principal sinal de que o carro necessita de alinhamento é quando a direção começa a puxar para a direita ou para a esquerda ao soltar o volante por alguns segundos.

Balanceamento

Balanceamento

O serviço de balanceamento diminui as vibrações sentidas pelo motorista no volante, no piso do carro e no painel de instrumentos. Vibrações sentidas nos assentos também podem ser um sinal de que o veículo necessita de balanceamento. No serviço são usados pesos de chumbo para equilibrar o desgaste dos pneus. Conforme o pneu é usado, ocorre o desgaste da borracha, ocorrendo um desequilíbrio entre as rodas.

O problema também pode começar nas rodas traseiras

Os sinais de que o veículo precisa de alinhamento e balanceamento ficam mais evidentes em velocidades acima de 50 km/h. Não é muito frequente, mas o problema pode começar também pelas rodas traseiras, nesse caso o motorista poderá perceber barulhos vindos da parte traseira da carroceria.

Manutenção periódica

É recomendado que seja feita uma verificação de alinhamento e balanceamento a cada 10 ou 15 mil quilômetros rodados. Caso o veículo esteja se comportando de maneira normal, não é necessário que seja feita a verificação.

Quando fazer o alinhamento

    • Sempre que os pneus forem trocados
    • Quando os pneus estiverem desgastados na banda de rodagem ou escamados
    • Quando um pneu apresentar maior desgaste que o outro
    • Forte trepidação nas rodas dianteiras
    • Ao sentir fortes vibrações no carro
    • Dificuldade para virar o volante
    • Carro puxando para um lado ao largar o volante
    • Carro puxando para ao lado quando o freio é acionado
    • A cada 5.000 km quando for feito o rodízio dos pneus

Loja de pneus no Rio de Janeiro

Na Dinamicar Pneus você conta com os equipamentos mais modernos para serviços de alinhamento e balanceamento. Aos primeiros sinais, procure imediatamente uma oficina para que o problema não se agrave. Já conhece nossa loja de pneus em Campo Grande? Confira todos nossos endereços no Rio de Janeiro: http://www.dinamicarpneus.com.br/nossas-lojas/

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