Como usar o carro em pista de barro

18 dez 2015                   0 Comentário pista de barro

Muitos destinos incríveis no Brasil têm como acesso estradas com concepção precária e muito antiga. Sem qualquer infraestrutura ou pavimentação, é preciso ter um carro apto a encarar as intempéries e inconstâncias de uma pista de barro, normalmente acidentadas e que exigem do motorista uma habilidade adicional.
Cuidados com a suspensão e pneus são mandatórios. Afinal, eles serão mais exigidos que a média de desgaste de uma pista convencional. É muito importante entender que a pista de barro reduz a aderência dos pneus. Um conhecimento importante sobre isso é saber que existem pneus específicos para pista de barro. Ou seja, se o seu caso é de uso constante nesse tipo de piso, vale o investimento na adaptação.
Mas para as suas férias bastam alguns cuidados. Eles garantem a sobrevida de peças, o desgaste menor dos compostos e até menor esforço do motorista.

    • Amortecedores devem estar aptos – os amortecedores, além de conforto para todos dentro do carro, têm a função de dar estabilidade à direção. Além disso, em pistas de barro, como ele será bastante usado, o chassi pode ser afetado em caso de uma peça muito desgastada. Outro problema que fica evidente com os amortecedores problemáticos é a tração deficitária, bem como a frenagem. Ambos são importantes para a segurança dos passageiros
    • Suspensão, em especial a bandeja – a bandeja de suspensão tem a função de proporcionar movimentos verticais e fixar a roda para movimentos horizontais. Usá-la com sua capacidade reduzida causa prejuízos importantes ao alinhamento da direção, desgaste dos pneus e até mesmo risco de desligamento da roda em relação ao restante do carro.
    • Embreagens – em pistas acidentadas, será fundamental controlar o carro por meio do pedal de embreagem. Muitas vezes será imprescindível segurar o carro na embreagem e tracionar com precisão e leveza. Pista acidentada tem, por tradição, desgastar muito as embreagens.
    • Freios – como subidas e descidas, além da embreagem, os freios serão muito exigidos. Além disso, com a menor aderência, é importante que ele esteja bem preciso.
    • Pneus – sem a sua capacidade de aderir ao solo, mesmo que precariamente, sua viagem pode estar comprometida. Dessa maneira, é uma questão de responsabilidade usar pneus capazes de tracionar em situações complicadas.

A Dinamicar Pneus é a sua loja para a revisão de férias

Não importa a estrada que você vai encarar nem o tempo de viagem. Seu carro necessita de cuidados que podem ser vitais entre estar apto ao uso e totalmente indisponível. As manutenções preventivas são a melhor forma de reduzir custos e saber que a sua e ida e, principalmente a sua volta, estão garantidas. Passe na Dinamicar Pneus e faça uma revisão completa!

Deixe uma resposta

LEIA MAIS

caminhão emitindo fumaça

Confira novidades sobre e

A preocupação com o clima é levada cada dia mais a sério. Aqui no Rio de Janeiro, saiu o segundo inventário com o objetivo de controlar as.

pirelli pzero

Ruído nos pneus? Nunca ma

Andar de carro é cada dia mais confortável, e mesmo com a constante evolução das tecnologias envolvidas, algo que vinha incomodando a indústria eram os ruídos provocados.

Nissan kicks

Nissan Kicks: o que esper

Nesse mercado de SUV que se desenvolve todos os anos no Brasil, a Nissan, que tem tradição em carros de alto padrão de qualidade, está trazendo o.