Confira como foi o Salão do Automóvel 2014

14 nov 2014                   0 Comentário Logo da Dinamicar Pneus

 

Terminada a sua 28ª edição, o Salão do Automóvel de São Paulo pode comemorar avanços, embora haja retração no mercado automotivo brasileiro. O número de visitantes em 11 dias de evento foi de 756.114, 5.831 a mais que a edição anterior, em 2012, que registrou 750.283 participantes.

Salão do Automóvel

O número de carros em exposição também aumentou. De 505 na edição de 2012, passou para 547 veículos em 2014. Por causa do Salão, estima-se que cerca de 282 milhões de reais tenham sido movimentados na cidade de São Paulo.

Em relação aos veículos, se há dois anos o destaque foram os lançamentos do tipo Hatch, agora a sensação foram os utilitários esportivos – SUVs. A previsão é de que comecem a ser comercializados no próximo ano, com produção nacional.

Salão do Automóvel

Montadoras chinesas aumentam sua participação

 

Outro destaque foi a participação das montadoras chinesas, que vem registrando sucessivas quedas nas vendas desde 2010. O decréscimo foi causado diretamente por ajustes do governo nas taxas de importação, que visavam justamente frear a importação de veículos chineses, privilegiando a indústria nacional. A Chery, primeira montadora das China a ter fábrica no Brasil, na cidade paulista de Jacareí, espera em breve reverter esse quadro. No geral, as marcas chinesas tem sido percebidas com mais confiança pelos consumidores brasileiros, segundo os presidentes das principais montadoras presentes no mercado.

Salão do Automóvel

Os ajustes nas taxas feitas pelo governo aumentaram em 30 pontos o valor do IPI. Além disso, foi criado o Inovar-Auto, um programa de regulação cujo objetivo é incentivar a produção interna, em detrimento da importação de veículos. Foi estabelecido um teto de importação, com limite de 4.800 carros por ano trazidos de fora.

Uma prova de que as montadoras chinesas estão prestigiadas foi a localização do stand da Chery no Salão. Nesta edição, pela primeira vez uma montadora chinesa foi exposta na área central, ao lado de gigante como GM, Ford e Volkswagen.

Deixe uma resposta

LEIA MAIS

carro arranhado

Arranhões na lataria: sai

Imagine a seguinte cena: estacionamento de shopping ou de um grande supermercado lotado, muitas pessoas circulando com carrinhos de compras, e no final do dia, o saldo:.

caixa de fusiveis

Problema com fusíveis? Re

Seu rádio parou de funcionar? O vidro elétrico também parou? Alguns componentes elétricos estão trabalhando normalmente, mas outros não? Fique tranquilo, pois pode ser um problema fácil.

direção elétrica

Direção hidráulica ou dir

Reza a lenda que ainda existem pessoas que curtem fazer um exercício na hora de manobrar o carro. Mas para quem gosta de praticidade sem precisar derramar.