Conheça 5 curiosidades sobre pneus

27 set 2016                   0 Comentário pneus curiosidade

Parece uma peça simples, não é? Cheia de desenhos, e na qual você coloca ar até que ela fique apta a suportar o peso do carro. Os pneus são, na verdade, uma das peças mais importantes do seu carro, responsáveis pela sua segurança e também pela quantidade de combustível que você precisará usar durante uma viagem. Por serem tão comuns na vida de todos que têm carro, muitas pessoas acabam não sabendo muito sobre eles.

Você sabe o motivo pelo qual os pneus são chamados de compostos?

Quem olha um pneu pretinho e novinho pode pensar que ele é feito de um único material. Mas entre os processos de fabricação, podem estar até 20 tipos diferentes de borracha, que são unidos por meio de processos de vulcanização. Ainda é importante lembrar que eles têm uma carcaça de aço, importante para que a durabilidade seja maior.

Petróleo ou borracha comum?

Apesar de se falar em borracha, as que compõem os pneus não vêm do processo comum, extraídas da seringueira. O petróleo é a matéria-prima para os pneus, sendo utilizados cerca de 25 litros do mineral para fabricar um único pneu.

Ao rodar, os pneus se deformam e crescem

A física explica. Se você expõe as moléculas de ar ao calor, a tendência é a expansão. Isso acontece com os pneus. Eles se aquecem ao rodar, e com isso o ar confinado dentro deles tende a se expandir, aumentando seu tamanho. Por isso, em caso de aquecimento excessivo, o ideal é colocar um pouco menos de carga. Além disso, não se deve calibrar pneus quentes.

Pneus são responsáveis por cerca de 20% do consumo do carro

A atenção deve ser redobrada. Afinal, você pode elevar em até 20% o consumo caso você não rode com a pressão ideal para o piso. Poucas são as peças no seu carro tão diretamente responsáveis pelo consumo de combustível quanto os pneus.

Pneus de bicicleta podem receber mais libras que pneus de trator

Isso é possível diante da pressão que a válvula do pneu sofre do ar interno. Essa pressão também varia com a carga a ser transportada.

Pneus novos significam maior eficiência

Se você tinha dúvidas sobre a necessidade de manter os pneus novos, ao trocá-los, procure observar o desempenho do seu carro, em números, comparando com os antigos. Evite gastar mais combustível, evite perda de aderência. A Dinamicar Pneus é sua loja de pneus no Rio de Janeiro, e que tem os melhores preços de pneus do Rio. Procure-nos e melhore o desempenho do seu carro!

Deixe uma resposta

LEIA MAIS

carro arranhado

Arranhões na lataria: sai

Imagine a seguinte cena: estacionamento de shopping ou de um grande supermercado lotado, muitas pessoas circulando com carrinhos de compras, e no final do dia, o saldo:.

caixa de fusiveis

Problema com fusíveis? Re

Seu rádio parou de funcionar? O vidro elétrico também parou? Alguns componentes elétricos estão trabalhando normalmente, mas outros não? Fique tranquilo, pois pode ser um problema fácil.

direção elétrica

Direção hidráulica ou dir

Reza a lenda que ainda existem pessoas que curtem fazer um exercício na hora de manobrar o carro. Mas para quem gosta de praticidade sem precisar derramar.