Conheça as novas tecnologias automotivas

26 abr 2016                   0 Comentário carro futurista

A cada ano ao redor do mundo são realizadas feiras automotivas para apresentar as novidades de cada marca e o que oferecerão de melhor para seus clientes e aficionados, e a cada ano ficamos impressionados com as novas tecnologias que estão sendo desenvolvidas para facilitar e aperfeiçoar diversos aspectos do carro. Muitas das inovações que já foram vistas como apenas projetos, hoje são produzidas em massa. O carro elétrico é um bom exemplo disso, já que antigamente ele parecia algo longe de ser industrializado e que só entraria no mercado em um futuro distante.

Porém, atualmente, existem muitos carros híbridos e a ideia de algumas montadoras que pretendem padronizar esse sistema para torná-lo ainda mais comum.

Desde maior conectividade até carros autônomos, a área automotiva verá nos próximos anos diversos avanços que visam o maior conforto do motorista. Porém, existem críticas feitas a algumas dessas tecnologias, especialmente pelos apaixonados por autos, sobre a perda de controle por parte da pessoa dirigindo. Veja a seguir as novas tecnologias automotivas.

Pneus inteligentes

Essa nova geração de pneus chega com sensores que são capazes de dar informações importantes sobre o estado do composto para o motorista como a temperatura, desgaste dos sulcos, pressão e avisos sobre pisos com baixa aderência. Esses informes poderão ser acessados por meio de um smartphone.

Novos materiais

Com o objetivo de ser mais “verde” ou amigável com o meio ambiente e deixar o carro mais leve, muitos estão sendo desenvolvidos com materiais diferentes aos que são utilizados normalmente, desde madeira reflorestada até alumínio, fibra de carbono e plásticos de alta resistência.

Carro autônomo

Esse é um dos avanços que mais tem causado controvérsias. Existem cinco níveis de autonomia no qual o auto pode ser programado, os níveis mais baixos que já estão presentes em muitos dos carros modernos consistem em ações que servem como medidas de segurança como a frenagem autônoma. Outro exemplo é o park assist, que auxilia o motorista na hora de estacionar, o volante é comandado pelo sistema do veículo e apenas os pedais precisam ser controlados manualmente. A intenção no futuro é que o carro chegue aos níveis mais altos e nem precise de um volante já que será dirigido completamente sozinho.

Carro Smart

A interação entre motoristas via Wi-Fi ou outro tipo de conectividade já está disponível em alguns carros. A tecnologia permite que as pessoas façam intercâmbio de informações. Os novos modelos de carros da Mercedes já têm essa inovação disponível, porém somente os servidores dos veículos dessa marca conseguem receber os informes.

A Dinamicar acompanha as inovações

A Dinamicar Pneus, centro automotivo no Rio de Janeiro, sempre está atualizada e preparada para atender toda nova tecnologia que surgir no mercado. Visite uma das nossas lojas!

Deixe uma resposta

LEIA MAIS

freio muito quente

Freio: tambor ou disco na

Com o desenvolvimento da indústria, o que parecia um tanto quanto óbvio mas ainda não era colocado em prática passou a ser trazido à realidade. Foi o.

caminhão emitindo fumaça

Confira novidades sobre e

A preocupação com o clima é levada cada dia mais a sério. Aqui no Rio de Janeiro, saiu o segundo inventário com o objetivo de controlar as.

pirelli pzero

Ruído nos pneus? Nunca ma

Andar de carro é cada dia mais confortável, e mesmo com a constante evolução das tecnologias envolvidas, algo que vinha incomodando a indústria eram os ruídos provocados.