Consequências de se perder o prazo da revisão periódica da suspensão

17 jul 2015                   Comentários desativados em Consequências de se perder o prazo da revisão periódica da suspensão Amortecedor

Para quem adquiriu um carro zero quilômetro, perder o prazo da revisão periódica pode significar também a perda da garantia do veículo caso aconteça algum problema mecânico ou elétrico. Os itens que demandam revisão por quilometragem devem receber atenção constante, pois têm a sua vida útil definida pela quilometragem rodada pelo veículo.

Prazo da revisão do veículo

Quem não tem o costume de cumprir os prazos estipulados pela montadora para a manutenção periódica, está correndo um grande risco de ver seu veículo apresentar graves defeitos. A revisão preventiva ajuda o motorista a se antever aos problemas e manter o seu veículo sempre ajustado e em bom funcionamento.

Manual do proprietário

O motorista deve ficar atento ao manual do fabricante do seu veículo, pois cada montadora estipula um prazo para a manutenção de acordo com o modelo. Para os veículos de passeio, é recomendado que seja feita uma revisão a cada 10 mil quilômetros rodados. Já no caso de veículos pesados e de trabalho, e aqueles que rodam com pouca frequência, o prazo recomendado é mais curto, a cada 7 mil quilômetros.

Aplicativo que lembra a hora certa de fazer a revisão

Aplicativo Carro 100%

Existem aplicativos que podem ser instalados nos smartphones que ajudam aos motoristas mais esquecidos a não perder o prazo da revisão. O aplicativo “Carro 100%” está disponível para todas as plataformas mobile, e lembra ao proprietário quando o seu prazo de revisão estiver vencendo, emitindo um alerta sobre a hora de revisar os itens de segurança, meio ambiente e de economia. O motorista que cumpre o prazo corretamente recebe medalhas à medida em que as revisões são feitas, com todos os resultados podendo ser compartilhados nas redes sociais, o que contribui para conscientizar outros motoristas sobre a importância da revisão periódica.

O prazo de manutenção pode variar

A manutenção do veículo poderá variar de acordo com a forma de dirigir do motorista, como por exemplo os amortecedores, que devem ser revisados a cada 10 mil quilômetros. Mas isso irá depender da frequência de uso do carro e do tipo de estradas que ele trafega. Locais com vias em más condições podem adiantar o prazo da revisão. Os principais sinais de que o seu veículo necessita de revisar a suspensão, são ruídos excessivos na parte dianteira do veículo, solavancos e trepidações. Quando o amortecedor está desgastado, a direção fica desconfortável, aumentado a sensibilidade às irregularidades da pista.

Efeitos de adiar a revisão da suspensão

  • Perda na capacidade de frenagem
  • Maior risco de aquaplanagem em pistas molhadas
  • Perda de estabilidade
  • Trepidações na carroceria
  • Desconforto na direção

Amortecedores desgastados aumentam o risco de acidentes

Com amortecedores desgastados o veículo perde parte da sua capacidade de frenagem, sendo necessários cerca de 2,5 metros de distância até o carro parar, a uma velocidade constante de 80 km/h. O carro também perde estabilidade nas curvas e pistas com pavimentação ruim, o que aumenta as chances de acidentes. Devido às fortes trepidações sentidas na carroceria aumenta o cansaço do motorista em tentar controlar o carro em mais 25%.

Loja de pneus no Rio de Janeiro

É recomendado fazer todas as revisões sempre na mesma oficina, pois isso ajudará você a ter um maior controle sobre as próximas datas de manutenção, além de ter um acompanhamento do histórico de serviços realizados no veículo.

A rede Dinamicar Pneus conta com loja de pneus no Maracanã e em outras localidades. Conheça todas nossas filiais: http://www.dinamicarpneus.com.br/nossas-lojas/

Os comentários estão desativados.

LEIA MAIS

caminhão emitindo fumaça

Confira novidades sobre e

A preocupação com o clima é levada cada dia mais a sério. Aqui no Rio de Janeiro, saiu o segundo inventário com o objetivo de controlar as.

pirelli pzero

Ruído nos pneus? Nunca ma

Andar de carro é cada dia mais confortável, e mesmo com a constante evolução das tecnologias envolvidas, algo que vinha incomodando a indústria eram os ruídos provocados.

Nissan kicks

Nissan Kicks: o que esper

Nesse mercado de SUV que se desenvolve todos os anos no Brasil, a Nissan, que tem tradição em carros de alto padrão de qualidade, está trazendo o.