Correia dentada é coisa séria, faça revisões periódicas e evite problemas

06 out 2015                   Comentários desativados em Correia dentada é coisa séria, faça revisões periódicas e evite problemas Correia dentada

A correia dentada ou correia sincronizadora, é uma das peças vitais para o funcionamento do motor. Responsável por fazer a sincronia do virabrequim e o eixo comando, é graças à conexão que ela promove que as válvulas que realizam admissão de combustível e escapamento dos gases resultantes.

Por se tratar de uma peça que opera sem emitir ruído, seu desgaste pode passar despercebido caso o motorista permaneça sem fazer revisão além do tempo estipulado pelo fabricante. Quando se rompe, os prejuízos são incalculáveis, e podem comprometer o motor de maneira irreversível, demandando sua reposição por completo.

Em média, a correia dentada dura aproximadamente 50 mil quilômetros, ou, dependendo de quanto se ande, por um período de três anos. Por isso, o motorista deve ter bastante atenção ao tempo correto de revisão, que pode ser antecipado caso o uso do veículo seja intensivo.

Como impacta diretamente no funcionamento de outros componentes, ao trocar a correia dentada, troque também a bomba d’água, rolamento das polias e o esticador.

O que acontece se minha correia dentada se partir?

Caso ocorra rompimento da correia dentada, os pistões ficam “à deriva”, sem qualquer coordenação. Com a força liberada ao partir da correia dentada, os pistões e as válvulas vão se chocar violentamente, causando sérios danos ao conjunto, além do empenamento das peças.

Além de danificar pistões e válvulas, quando se rompe, a correia dentada causa uma reação em cadeia que pode ocasionar prejuízos em peças como as outras correias, polias e outras relacionadas. Ou seja, são imprevisíveis e muito graves os prejuízos.

Veículos mais modernos são equipados com correntes de comando, que duram o dobro das correias dentadas tradicionais. No entanto, sua manutenção, por ser mais complexa, é mais dispendiosa.

Troca de correia dentada no Rio de Janeiro

Revisar seu carro regularmente e dentro dos prazos indicados pelo fabricante evita situações extremas como o rompimento da correia dentada. A loja de pneus Dinamicar Pneus, no Rio de Janeiro, tem sete unidades prontas para receber seu veículo. Conte com profissionais qualificados, conheça nossas lojas em http://www.dinamicarpneus.com.br/nossas-lojas/.

Os comentários estão desativados.

LEIA MAIS

freio muito quente

Freio: tambor ou disco na

Com o desenvolvimento da indústria, o que parecia um tanto quanto óbvio mas ainda não era colocado em prática passou a ser trazido à realidade. Foi o.

caminhão emitindo fumaça

Confira novidades sobre e

A preocupação com o clima é levada cada dia mais a sério. Aqui no Rio de Janeiro, saiu o segundo inventário com o objetivo de controlar as.

pirelli pzero

Ruído nos pneus? Nunca ma

Andar de carro é cada dia mais confortável, e mesmo com a constante evolução das tecnologias envolvidas, algo que vinha incomodando a indústria eram os ruídos provocados.