Cuidados com as borrachas evitam infiltrações no carro

16 jul 2015                   Comentários desativados em Cuidados com as borrachas evitam infiltrações no carro Borracha automotiva

Os veículos possuem componentes de borracha nas portas e no teto que tem por função evitar a infiltração de água. A avaliação periódica desses componentes é recomendada, para que eventuais infiltrações não comprometam a lataria, provocando sua corrosão. Essas borrachas protetoras são conhecidas como guarnição, e, além de serem instaladas no teto e nas portas, também podem ser encontradas nas áreas de contato entre o painel frontal e o capô e no porta-malas evitando o contato direto da tampa com a carroceria.

Manutenção das guarnições dos veículos

A manutenção periódica das guarnições é simples e evita o desgaste prematuro. Limpar as borrachas com pano úmido em água já é suficiente para conservar o material sempre em bom estado. Caso a guarnição esteja muito tempo sem limpar e com muita sujeira acumulada, pode adicionar à água um pouco de detergente neutro. O silicone oferece uma proteção extra e aparência de limpeza por mais tempo, mas o produto contribui para um maior acúmulo de sujeira com o passar do tempo.

Calor excessivo pode desgastar as borrachas de vedação do veículo

Não existe um tempo recomendado para a substituição e manutenção das guarnições, por isso a verificação periódica é importante. O calor excessivo pode dilatar as borrachas, fazendo com que elas aumentem de tamanho, ou até mesmo encolher, tornando a vedação insuficiente. As deformidades ocasionadas na borracha por conta do calor não conseguem conter a passagem da água, sendo necessária a substituição do componente defeituoso.

Oficina especializada na troca de vidros

Aos primeiros sinais de que as vedações estão insuficientes, recomenda-se procurar uma oficina especializada em borrachas e para-brisas para que seja feito o serviço de substituição. Alguns modelos de veículos possuem o para-brisa colado diretamente na carroceria, por isso, caso ocorra a quebra do vidro, recomenda-se que a guarnição de borracha não seja reaproveitada, devendo ser substituída por uma nova. Caso o motorista opte por manter a borracha antiga, a vedação pode ficar comprometida.

Manter as portas reguladas contribui para uma melhor vedação

Manter as portas do carro reguladas também contribui para uma vedação eficaz. Em carros usados é preciso estar atento ao estado das portas. A regulagem é simples de fazer, basta verificar se os parafusos de borracha com rosca das dobradiças estão devidamente apertados, o que garante a pressão adequada para fechar. Esse ajuste também vale para a tampa do porta-malas.

Loja de pneus no Rio de Janeiro

As guarnições de borracha do carro acabam ficando em segundo plano nas prioridades de manutenção do carro, mas esses pequenos cuidados podem evitar grandes gastos futuros, principalmente em períodos chuvosos. Já conhece nossa loja de pneus em Jacarepaguá? Confira todos nossos endereços no Rio de Janeiro: http://www.dinamicarpneus.com.br/nossas-lojas/

Os comentários estão desativados.

LEIA MAIS

manutenção de carro

Vistoria anual 2017: Data

Todos os anos, proprietários de veículos usados precisam realizar a vistoria anual do DETRAN-RJ. Os carros zero quilômetro são exceção, pois o Governo do Estado do Rio.

ipva 2017

IPVA 2017: saiba sua data

O ano novo começou, e com ele, começam também as obrigações financeiras. Taxas como IPTU, cota de incêndio, matrículas escolares e o IPVA são contas que, muitas.

motor sendo esquentado

Mito ou verdade: é precis

Os mais antigos insistem nessa prática e os mais novos já não têm tanta paciência, mas será que ainda é preciso aquecer o motor antes de andar.

Feriado 20 de Janeiro