Cuidados para não abastecer com combustível adulterado

20 out 2015                   Comentários desativados em Cuidados para não abastecer com combustível adulterado Combustível adulterado

Em tempos de crise é comum procurarmos por preços de serviços e produtos mais acessíveis, e em muitos casos não é comum vermos clientes se decepcionando após perceberem que o barato acabou saindo caro. Com combustível não é diferente. Com o crescente aumento que o preço dos combustíveis vêm sofrendo atualmente, a procura por postos de gasolina que ofereçam o produto mais barato tem aumentado.

Desconfie de postos de gasolina com preços muito abaixo do mercado

O motorista deve desconfiar de postos de combustíveis que oferecem o produto muito abaixo do valor cobrado atualmente no mercado. É direito do consumidor em caso de dúvidas da procedência do produto fornecido pelo estabelecimento, solicitar que seja feito um teste para verificar a sua pureza e se há sinais de adulteração.

Como é feita a alteração de combustivel

Quando o combustível sofre alteração, são adicionados componentes que modificam a fórmula original do produto com a intenção de fazê-lo render. A adulteração do combustível pode acontecer de duas formas, através da adição de novas substâncias ou por contaminação. O segundo caso pode ocorrer quando o estabelecimento não faz uso de equipamentos adequados para a conservação e armazenamento do combustível.

Somente no primeiro semestre de 2015, de acordo com a ANP (Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis), foram registradas 1.407 ocorrências de infrações em todo o país.

Testes para verificação da qualidade do combustível

    • Teste de proveta
    • Teste de teor alcoólico
    • Teste de vazão
    • Selo
    • Preço
    • Distribuidora

Teste de proveta

O teste de proveta consiste na verificação do teor alcoólico do combustível. Esse tipo de medição é feita de forma gratuita e pode ser solicitada pelo motorista em qualquer posto autorizado a vender com combustível. Caso o estabelecimento se recuse em fazer o teste, estará cometendo uma infração de acordo com a ANP, e será passível de multa. O valor da multa para o posto pode chegar até R$ 5 milhões, podendo ser interditado e impossibilitado de operar.

Teste de teor alcoólico

No teste de teor alcoólico é possível checar o volume de álcool no combustível, e se o liquido está límpido sem nenhum vestígio de impureza ou coloração alaranjada (cor característica do produto adulterado).

Teste de vazão

O teste de vazão permite verificar se a bomba está realmente repassando para o tanque do carro a mesma quantidade estipulada no marcador. Para esse tipo de avaliação, são utilizados 20 litros de combustível, sendo permitido como um resultado aceitável 100 ml para mais ou para menos.

Verifique preço, selo e distribuição do combustível

Antes de abastecer, observe se a bomba de combustível apresenta o selo de inspeção do Inmetro, e informações sobre o preço e o tipo de produto armazenado, além de apresentar informações sobre a distribuidora do combustível.

Loja de pneus e serviços automotivos

Quando o veículo é abastecido com combustível adulterado, o motorista passa a perceber perda no desempenho do veículo, e peças do sistema de injeção também podem ser comprometidas . Na Dinamicar Pneus você consegue fazer todos os serviços necessários para manter a manutenção do seu carro sempre em dia.

Os comentários estão desativados.

LEIA MAIS

caminhão emitindo fumaça

Confira novidades sobre e

A preocupação com o clima é levada cada dia mais a sério. Aqui no Rio de Janeiro, saiu o segundo inventário com o objetivo de controlar as.

pirelli pzero

Ruído nos pneus? Nunca ma

Andar de carro é cada dia mais confortável, e mesmo com a constante evolução das tecnologias envolvidas, algo que vinha incomodando a indústria eram os ruídos provocados.

Nissan kicks

Nissan Kicks: o que esper

Nesse mercado de SUV que se desenvolve todos os anos no Brasil, a Nissan, que tem tradição em carros de alto padrão de qualidade, está trazendo o.

PopUp Black Friday Dinamicar