Cuidados para não dormir ao volante

13 jul 2015                   Comentários desativados em Cuidados para não dormir ao volante Sono ao volante

Em viagens muito longas é comum o motorista sentir cansaço pela própria monotonia de dirigir e fazer movimentos repetidos. Quando for viajar de carro para lugares distantes, é importante ter uma boa noite de sono no dia anterior, e ter ao seu lado uma pessoa para revezar na direção.

O cansaço é a terceira causa de acidentes no trânsito

O sono e o cansaço são a terceira maior causa de acidentes no trânsito, perdendo apenas para o excesso de velocidade e embriaguez ao volante. Os riscos de dormir ao volante aumentam quando o motorista faz longas viagens noturnas, ou ingere alimentos pesados antes de pegar a estrada. Pessoas que fazem uso de medicação controlada para dormir em hipótese alguma devem tomar a medicação quando for dirigir. Caso seja inevitável o uso da medicação, deixe que outra pessoa o substitua na direção.

Dicas para não pegar no sono ao volante

  • Tenha uma noite bem dormida antes de dirigir
  • Dirija sempre acompanhado
  • Faça pausas
  • Não consumir alimentos pesados
  • Evite dirigir de noite

O sono reduz os reflexos na condução do veículo

Sono ao volante

Dirigir cansado e com sono reduz os reflexos, além de diminuir a capacidade cognitiva, que é responsável por três áreas fundamentais para a segurança do condutor na direção, concentração, raciocínio e percepção. A coordenação motora também fica prejudicada, pois o motorista fica impossibilitado de ter reações adequadas para identificar possíveis perigos à sua volta. Quando o motorista tem as percepções motoras prejudicadas, ele se torna vulnerável e inapto a dirigir com segurança.

Usar estimulantes para dirigir pode não ser seguro

Ingerir café ou outros tipos de bebida a base de cafeína podem inibir o sono por um curto período de tempo, entretanto, não é recomendado confiar totalmente no uso de estimulantes quando estiver muito cansado e precisar dirigir. O ideal mesmo é parar, tirar um cochilo de pelo menos 2 horas para tentar se recompor e voltar ao trajeto.

Sinais de que você precisa descansar

Aos primeiros sinais de cansaço excessivo como, não conseguir se lembrar de fatos que ocorreram há alguns instantes, não conseguir permanecer com os olhos totalmente abertos e bocejar constantemente, você deverá rapidamente procurar um local para repousar e recarregar as energias. Lembre-se que é melhor você se recuperar e atrasar a sua viagem por algumas horas, do que se acidentar e não conseguir chegar ao seu destino.

Loja de pneus no Rio de Janeiro

Antes de pegar a estrada faça uma revisão completa dos itens de segurança do seu veículo. É importante estar com a manutenção periódica em dia para evitar contratempos que possam atrasar sua chegada ao destino desejado. Já conhece nossa loja de pneus no Recreio dos Bandeirantes? Confira todos nossos endereços das lojas da Dinamicar Pneus no Rio de Janeiro: http://www.dinamicarpneus.com.br/nossas-lojas/

Os comentários estão desativados.

LEIA MAIS

freio muito quente

Freio: tambor ou disco na

Com o desenvolvimento da indústria, o que parecia um tanto quanto óbvio mas ainda não era colocado em prática passou a ser trazido à realidade. Foi o.

caminhão emitindo fumaça

Confira novidades sobre e

A preocupação com o clima é levada cada dia mais a sério. Aqui no Rio de Janeiro, saiu o segundo inventário com o objetivo de controlar as.

pirelli pzero

Ruído nos pneus? Nunca ma

Andar de carro é cada dia mais confortável, e mesmo com a constante evolução das tecnologias envolvidas, algo que vinha incomodando a indústria eram os ruídos provocados.