Cuidados com a suspensão do carro

02 mar 2011                   0 Comentário Logo da Dinamicar Pneus

O sistema de suspensão é mais importante do que você imagina. Por exemplo, quando as pessoas pensam sobre o desempenho de um automóvel, geralmente vem à cabeça a potência, torque e aceleração de 0 a 100 km/h. Porém, toda a força gerada pelo motor é desnecessária se o motorista não puder controlar o carro. Devido a isso, os engenheiros automobilísticos voltaram sua atenção para o sistema de suspensão quase ao mesmo tempo em que dominaram a fundo o motor de combustão interna a 4 tempos.

A suspensão de carro aumenta o atrito entre os pneus e o solo, fornecendo estabilidade na direção com bom controle e assegurar o conforto dos passageiros e evitar acidentes. Se as estradas fossem perfeitamente planas, sem irregularidades, as suspensões não seriam necessárias. Até mesmo as recém-pavimentadas possuem desníveis tênues, que podem interagir com as rodas do carro. São essas imperfeições que transmitem força às rodas. Uma ondulação no solo faz com que a roda se mova para cima e para baixo, perpendicularmente à superfície. A magnitude, é claro, vai depender de a roda atingir uma grande ondulação ou uma partícula minúscula. Em ambos os casos, ela sofre uma aceleração vertical quando passa sobre a imperfeição.

Deixe uma resposta

LEIA MAIS

manutenção de carro

Vistoria anual 2017: Data

Todos os anos, proprietários de veículos usados precisam realizar a vistoria anual do DETRAN-RJ. Os carros zero quilômetro são exceção, pois o Governo do Estado do Rio.

ipva 2017

IPVA 2017: saiba sua data

O ano novo começou, e com ele, começam também as obrigações financeiras. Taxas como IPTU, cota de incêndio, matrículas escolares e o IPVA são contas que, muitas.

motor sendo esquentado

Mito ou verdade: é precis

Os mais antigos insistem nessa prática e os mais novos já não têm tanta paciência, mas será que ainda é preciso aquecer o motor antes de andar.