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Depois da Michelin, Bridgestone anuncia pneu sem ar

 
Pneus utilizam resina termoplástica em vez de ar
 
O conceito de pneus sem ar já tinha sido apresentado pela Michelin há cerca de quatro anos, mas, principalmente por não ter se popularizado, foi redesenhado pela japonesa Bridgestone, considerada a maior fabricante mundial de pneus. A intenção é que essa nova linha possa ser fabricada em massa, para consumo popular, diferentemente do Tweel da Michelin. Outro ponto fraco desta linha era a forte vibração acima dos 80 Km/h, que provocava desconforto, devido ao barulho e ao aquecimento.

Conceito se apoia na sustentabilidade
Vivemos tempos em que as empresas precisam se preocupar com o desenvolvimento sustentável do planeta, levando à criação de produtos que prezem pelo chamado "ecologicamente correto". Os pneus sem ar da Bridgestone eliminam quaisquer riscos de furos, eliminando a necessidade do uso de estepes e, principalmente, aumentando a segurança do condutor. O pneu é produzido baseado em material totalmente reciclável, com uma mistura de resina termoplástica, que substitui o ar.

Tweel esbarrou na indústria dos pneus
O Tweel da Michelin, além dos problemas estruturais, não se tornou popular devido às inúmeras mudanças que deveriam ser feitas na indústria como um todo, já que não somente as fábricas teriam que se adaptar, mas também as oficinas de automóveis ao redor do mundo teriam que reformular todo seu sistema de equipamento de montagem de pneus e balanceamento. Apesar de ser um grande obstáculo, seria impossível reformular todo o sistema, mesmo em prol da sustentabilidade?