Dez dicas para prolongar a vida de seu carro

19 jan 2015                   0 Comentário dinamicar-preserve-carro

Para você conservar seu carro, nós da Dinamicar Pneus selecionamos 10 dicas simples que podem fazer grande diferença na vida útil de seu veículo. As dicas envolvem desde manutenção à forma como você dirige.

Combustível na reserva

 

Andar com o combustível na reserva aquece excessivamente a bomba de combustível, podendo queimá-la. Como ela fica dentro do tanque, o combustível também serve para resfriar o motor elétrico, que fica alojado dentro da bomba. Ao deixar o tanque na reserva a troca térmica não acontece e pode ocorrer um superaquecimento, diminuindo a vida útil da bomba.

Passe reto e devagar nos quebra-molas

 

Passar em quebra-molas em diagonal para evitar que a lombada atinja a parte de baixo do carro pode causar rompimento nos pontos de soldas e torções, causando assim, estalos e barulhos que, às vezes, são difíceis de serem identificados. Por isso, o melhor é passar nesses pontos perpendicularmente e devagar.

Pneus encostados na calçada

 

Quando você encosta as rodas do carro em um calçada para prendê-lo com mais segurança, na verdade está forçando o rolamento, o que pode causar danos, gerar ruídos e até provocar travamentos.

Movimentar o volante com o carro parado

 

Girar o volante do veículo quando ele estiver parado e, principalmente, com as rodas na calçadas vai sobrecarregar todo o sistema de direção hidráulica, o que pode danificar os retentores e provocar um vazamento de óleo hidráulico. Sendo assim, só gire o volante com o veículo em movimento.

Pé na embreagem

 

A vida útil do sistema de embreagem vai depender do costume do motorista em deixar ou não o pé sobre o pedal de embreagem. É um hábito que alguns motoristas têm e nem se dão conta. Parar numa subida e segurar o carro usando a embreagem e o acelerador pode diminuir em até 50% a durabilidade do sistema.

Andar em ruas alagadas

 

Como já mostrado aqui no blog da Dinamicar Pneus, evite passar por áreas alagadas, pois isso pode diminuir a vida útil dos rolamentos e esticadores de correia, pois eles serão molhados e podem enferrujar. Se o carro for usado, a atenção deve ser maior.

Descer ladeiras desengrenado

 

Muita gente pensa que descer ladeira na famosa “banguela”, economiza gasolina, mas na verdade isso gasta mais combustível e exige mais dos freios, já que superaquece os freios causando falhas, além de poder empenar os discos. Por isso, desça sempre engrenado, assim a injeção eletrônica não injeta combustível, nem sobrecarrega os freios.

Arrancar e reduzir bruscamente

 

Quando você arranca ou reduz de forma intensa, o motor, que é apoiado em cima de coxins, com funções de absorver os movimentos e as vibrações, pode ser danificado com o passar do tempo. Por isso evitar essas atitudes ajuda na longevidade de seu carro.

Óleo fora da validade

 

A troca de óleo é sempre importante para a vida útil do motor, por isso é bom fazer a troca sempre nos prazos certos. Não passar do tempo determinado é fundamental, pois mesmo que por pouco tempo ou pequena quilometragem, o óleo velho acaba danificando o motor.

Carro desalinhado

 

O desalinhamento do veículo é a principal causa de desgaste dos pneus e de esforço das peças de suspensão dianteira. Em carros hidráulicos, normalmente os problemas só aparecem quando os pneus dianteiros já foram desgastados. Assim, fica muito mais barato fazer o alinhamento dentro dos prazos corretos.

No Rio de Janeiro, para deixar seu carro preservado e dentro das melhores condições de uso, conte com a Dinamicar Pneus, que além de fornecer os melhores pneus das melhores marcas, realiza  serviços como balanceamento e alinhamento. Faça-nos uma visita!

Deixe uma resposta

LEIA MAIS

manutenção de carro

Vistoria anual 2017: Data

Todos os anos, proprietários de veículos usados precisam realizar a vistoria anual do DETRAN-RJ. Os carros zero quilômetro são exceção, pois o Governo do Estado do Rio.

ipva 2017

IPVA 2017: saiba sua data

O ano novo começou, e com ele, começam também as obrigações financeiras. Taxas como IPTU, cota de incêndio, matrículas escolares e o IPVA são contas que, muitas.

motor sendo esquentado

Mito ou verdade: é precis

Os mais antigos insistem nessa prática e os mais novos já não têm tanta paciência, mas será que ainda é preciso aquecer o motor antes de andar.