Dicas e cuidados para prolongar a vida dos seus amortecedores

05 fev 2015                   0 Comentário Logo da Dinamicar Pneus

 

O amortecedor é uma das peças mais importantes do carro, responsável por amenizar o impacto e manter o pneu em contato permanente com o solo. Além de proporcionar conforto para quem está a bordo, é um item fundamental para a segurança do veículo quando estiver em alta velocidade.

Amortecedores

Quando a peça está com problema, compromete diretamente na aderência do pneu com o solo, provocando dificuldades na hora da frenagem. Além de ser um risco para a segurança, amortecedores com defeito podem danificar outras peças da suspensão como: molas, bandejas, batentes, bieletas, buchas, coxins, caixa de direção, terminais, pivôs e estabilizadores.

Em média, os amortecedores possuem uma vida útil de 40 mil quilômetros, o que pode ser prolongado dependendo das condições em que o motorista dirige. Veículos que trafegam no asfalto tendem a ter uma durabilidade maior dos seus amortecedores, do que os veículos que circulam somente em paralelepípedo ou estradas de chão.

 

Dicas que ajudarão na conservação do seu amortecedor

 

Diminuir a velocidade quando estiver trafegando por estradas muito esburacadas ajuda a diminuir a trepidação das peças, bem como fazer revisões periódicas a cada 10 mil quilômetros ou seis meses, ou de acordo com plano de manutenção sugerido no manual do proprietário. É importante, na substituição dos amortecedores, um exame criterioso nos demais componentes da suspensão, pois uma balança com problema contribui para que os amortecedores trabalhem sobre uma pressão maior, exigindo muito da peça.

 

Sintomas que indicam que o amortecedor deve ser substituído

 

  • Aquaplanagem
  • Balanço e Deslocamento lateral
  • Vibração no volante
  • Erros no sistema de segurança
  • Desgaste nos pneus
  • Aumento da distância de frenagem

Manter um amortecedor novo e um desgastado no mesmo eixo pode provocar instabilidade no veículo, quando for feita a reparação e manutenção da suspensão, por isso recomenda-se a troca do par.

Faça revisões periódicas para evitar problemas maiores com a suspensão do seu veículo. Saiba mais sobre reparo e manutenção de suspensão no blog da Dinamicar Pneus.

Deixe uma resposta

LEIA MAIS

carro arranhado

Arranhões na lataria: sai

Imagine a seguinte cena: estacionamento de shopping ou de um grande supermercado lotado, muitas pessoas circulando com carrinhos de compras, e no final do dia, o saldo:.

caixa de fusiveis

Problema com fusíveis? Re

Seu rádio parou de funcionar? O vidro elétrico também parou? Alguns componentes elétricos estão trabalhando normalmente, mas outros não? Fique tranquilo, pois pode ser um problema fácil.

direção elétrica

Direção hidráulica ou dir

Reza a lenda que ainda existem pessoas que curtem fazer um exercício na hora de manobrar o carro. Mas para quem gosta de praticidade sem precisar derramar.